Litoral do Vale do Ribeira conta com seu primeiro Grupo Escoteiro

Recém-fundado, o GE Guará Vermelho já tem 84 inscritos

Imagine uma área com mais de 16,5 mil km², 22 municípios e um único grupo escoteiro em atividade? Até o ano passado, era assim no Vale do Ribeira, macrorregião ao sul do Estado de São Paulo onde está localizado o 450º Grupo Escoteiro Pacaní, em Iporanga. Mas essa história agora ficou para atrás: no domingo 31 de julho, o 506º Grupo Escoteiro Guará Vermelho retornou de suas primeiras férias com 84 membros registrados, entre jovens e adultos voluntários, e seções abertas nos quatro ramos.

Fundado em 29 de novembro de 2021, o grupo escoteiro com sede em Ilha Comprida começou a funcionar em fevereiro e cresce em ritmo acelerado: em 3 de julho, por exemplo, a sua primeira – e grande Cerimônia de Integração contou com a presença de quase uma centena de pessoas.

Entre os convidados, estavam a Comissária do 13º Distrito Costa da Mata Atlântica, Maria de Lourdes Teijeira, e membros de outros três grupos do distrito (do 13º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso, de Santos; do 234º Grupo Escoteiro do Ar São Vicente, de São Vicente; e do 455º Grupo Escoteiro Fortaleza do Itaipu, de Praia Grande).

“Como não há um distrito próprio aqui no Vale do Ribeira, o Guará Vermelho está com a gente do 13º, mas queremos muito que o Escotismo se expanda para outras cidades do entorno e logo eles formem um distrito próprio, enquanto isso não acontece, estamos dando todo o apoio que conseguimos”, disse Lourdes, que viajou 200 quilômetros de São Vicente até Ilha Comprida para participar da cerimônia. Ela e sua equipe já haviam feito o trajeto em duas outras ocasiões: em 4 de outubro do ano passado, quando aconteceu a palestra informativa sobre o plano de criação da unidade, e, em 12 e 13 de março deste ano para a realização de um Curso Preliminar na cidade com mais de 20 participantes.


Padrinho do Guará Vermelho, o Grupo Escoteiro Acácia 388/SP, de Taboão da Serra, teve presença relevante na Cerimônia da Integração – conduzida pela sua Diretora de Métodos Educativos, Sheila Mochida – grande apoiadora da formação do novo grupo, que nasceu do sonho de um jovem escoteiro.
“Meu filho João disse que só aceitaria se mudar para Ilha Comprida comigo se a gente abrisse um grupo aqui”, conta a idealizadora desse sonho, a dirigente Nilda Carvalho, mãe do escoteiro João Carvalho Marques, que na Integração trocou o lenço amarelo, do Acácia, pelo azul e verde, do Guará Vermelho.


A sede do 506º Grupo Escoteiro Guará Vermelho, cujo nome homenageia uma ave da região, fica na Rua São José, 20, no Balneário Redentor, em Ilha Comprida. O prédio foi cedido pelo Escotista Roberto Lopes Rossignatti, cuja promessa escoteira de 1973, realizada no então Grupo Escoteiro São Jorge, de São Paulo, foi renovada em junho.


Texto de: Rejane Lima

Litoral do Vale do Ribeira conta com seu primeiro Grupo Escoteiro
Rolar para o topo