Mogi das Cruzes recebe o Fórum Regional Pioneiro e o Indaba de Mestres

Por Cecília Freitas

No dia 11 de fevereiro de 2023, a cidade de Mogi das Cruzes sediou o Fórum Regional Pioneiro e o Indaba de Mestres, organizado pelo clã Merlyn do Grupo Escoteiro Ubirajara 7/SP. O evento contou com a participação de pioneiros e mestres, que se reuniram ao longo do dia da Universidade Mogi das Cruzes para discutir temas relacionados ao ramo, em especial as demandas regionais.

O fórum foi iniciado às 7h, com o check-in e credenciamento dos participantes, já às 8h aconteceu uma abertura coletiva, que reuniu mestres e pioneiros no auditório da universidade e, logo em seguida, às 8h30 foram iniciadas as bases dos eventos. 

Antes da plenária, na parte da manhã, os pioneiros passaram por três bases que tratavam de temáticas diferentes relacionadas ao ramo. A primeira sobre projetos, com a realização de uma dinâmica para propor projetos para solucionar questões relacionadas ao Ramo Pioneiro e ao Movimento Escoteiro e a comunidade. Nessa base, os jovens também conheceram alguns projetos já realizados por outros pioneiros em São Paulo, além da plataforma de arrecadação de doações para projetos escoteiros, organizada pela WOSM, o site donate.scout.org. 

A segunda base do dia, era relacionada a eventos escoteiros e como os pioneiros podem fazer parte da organização ou mesmo sugerir e programá-los. Nessa atividade, os jovens foram divididos em grupos menores para discutir sobre a importância da participação dos pioneiros na gestão de eventos e como atrair outros jovens para diferentes atividades. Também foi apresentado o núcleo de eventos da região de São Paulo, destacando a sua atuação e como eles podem atuar em parceria com o ramo. 

A terceira e última base se tratou de uma roda de conversa sobre o lema “Servir” e o que ele significa para os jovens. Nesse momento os jovens tiveram a oportunidade de expressar demandas e opiniões sobre a estrutura do ramo, das atividades que realizam e da relação do movimento escoteiro, em especial dos pioneiros, com a comunidade. 

Já no período da tarde teve início a plenária, com o momento de reflexão e eleição da Mesa Diretora e da Comissão de Escrutínio. Em seguida, o fórum se dedicou à prestação de contas do ano anterior no que dizia respeito aos eventos realizados e à Comissão Pioneira. Também na plenária foram eleitos os clãs responsáveis por organizar os eventos centralizados em 2024, por ordem de acontecimento: Interclãs, Fórum Regional Pioneiro, Mutirão Regional e o Congresso Regional Pioneiro. 

Outro acontecimento de destaque durante o Fórum Regional Pioneiro, foi a eleição da nova Comissão Pioneira que contou com 8 candidatos, que tiveram espaço para uma apresentação pessoal e de projetos para os participantes da plenária. Cada clã teve direito a um voto, podendo escolher 7 candidatos para compor a CP. Os eleitos, por ordem alfabética, foram: Azrael Briotto Zucherato do Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo 55/SP, Marco Aurélio Lérias Guereta do Grupo Escoteiro Dr. José Ribeiro Fortes 240/SP, Paulo Ricardo Santos Praes do Grupo Escoteiro José Amauri de Souza 225/SP, Pedro Miguel Alves Lima Espindola do Grupo Escoteiro Santo Amaro 56/SP, Tamy Sayuri Ishi do Grupo Escoteiro Gaia 190/SP, Tyago Ferreira dos Reis do Grupo Escoteiro Aimorés 59/SP e  Ygor Rezende Morinishi do Grupo Escoteiro Tiradentes 107/SP.

Para Ygor Rezende, eleito para a CP, a experiência de participar do Fórum foi uma oportunidade de conhecer pessoas novas e entender melhor sobre o ramo pioneiro: “Foi divertido conversar com bastante gente, conhecer pessoas novas. Estou animado para trabalhar como tesoureiro da CP. Ser pioneiro é ser jovem, tem muita coisa para ser vivida no ramo”.

O evento foi finalizado com a discussão de assuntos gerais do ramo pioneiro e a despedida do presidente da CP do ano de 2022, logo antes da apresentação dos resultados das eleições dos eventos e dos membros da nova Comissão Pioneira pela Comissão de Escrutínio. De acordo com a Coordenação Regional do Ramo Pioneiro, “É impressionante ver os jovens assumindo seu papel frente ao evento e se dedicando para o seu desenvolvimento e o desenvolvimento do Ramo Pioneiro em nossa região. Isso mostra o quanto esses pioneiros assumiram o seu protagonismo”. 

No mesmo final de semana, aconteceu o Indaba de Mestres um momento de escuta ativa em que escotistas do Ramo Pioneiro participaram de oficinas e debates relacionados ao Programa Educativo, trocando experiências com voluntários de todo o estado.

Confira as fotos do Evento!


 

Mogi das Cruzes recebe o Fórum Regional Pioneiro e o Indaba de Mestres
Rolar para o topo