Nota de Pesar: Antônio Rodrigues

Antônio Rodrigues, nascido em 06/02/1939, na cidade de Lorena(SP), conhecido como Chefe Toninho, esposo da Dona Cida e pai de Antônio Luiz (hoje, Major-Brigadeiro do Ar Soares) e Antônio Marcos (hoje, Brigadeiro do Ar Mioni).

Toninho foi membro juvenil e retornou, ao Movimento Escoteiro, trazendo seus dois filhos para ingressarem como Lobinhos no Grupo Escoteiro Guaypacaré, em Lorena (SP).

Com sua associação, colaborou ativamente na aquisição da atual Sede da UEL.

Participou do Curso Insígnia de Madeira em 1977, Ramo Escoteiro, e tornou-se Comissário do Distrito Lorena, em 1978, com o desmembramento do Distrito Vale do Paraíba em duas partes. Posteriormente, à pedido do Comissário Regional, Kaol Sugimoto, assumiu interinamente a gestão do Distrito São José dos Campos, retornando dessa forma a configuração de Distrito Escoteiro Vale do Paraiba, anexando, ainda, o Litoral Norte.

Fundou os Grupos Itapeva, em Pindamonhangaba, Puris, em Piquete, Lobos da Mantiqueira, em Cachoeira Paulista, e Chefe Gugú, em Piquete.

Colaborou, ativamente, para que a Romaria Escoteira se tornasse um Evento Nacional, reunindo jovens de diversas Regiões Escoteiras na Basílica Nacional de Aparecida.

Organizou a Equipe Distrital de Adestramento (hoje chamado de Formação) e ministrou Cursos por todo estado de São Paulo e Minas Gerais.

Com a formação de IM4, escreveu inúmeras apostilas de cursos sobre jogos escoteiros, técnicas mateiras e pioneirias.

Foi reconhecido e condecorado com as Medalhas:
– Medalha Cruz de São Jorge, em 2008,
– Medalha Velho Lobo, em 2008,
– Medalha Constitucionalista, em 2012,
– Medalha Padroeira do Brasil, em 2015,
– Comenda Tiradentes, em 2017,
– Comenda Tapir de Prata, em 2023.

Informações sobre Velório:
O Velório está sendo realizado no Hospital Unimed, sito Praça Rosendo Pereira Leite, em Lorena (SP).

Informações sobre Sepultamento:
O Sepultamento ocorrerá às 11h do dia 11/03/2024, no Cemitério Municipal de Lorena (SP).

Nota de Pesar: Antônio Rodrigues
Rolar para o topo