Nota de Pesar – Luiz Carlos Gabriel

A região escoteira de São Paulo comunica com profundo pesar o falecimento do Chefe Luiz Carlos Gabriel, do Grupo Escoteiro São Paulo(GESP) 001/SP.

Luiz Carlos Gabriel nasceu em 1º/09/1939, na cidade de São Paulo/SP, onde morou e estudou. Cursou Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero; é pós-graduado em Psicopedagogia no Instituto Educacional Tereza Martin; cursou Pedagogia na Faculdade Piratininga (FAPI) e Administração de Recursos Humanos, com especialização em Administração e Desenvolvimento de Pessoal na Faculdade Radial.

Exerceu sua vida profissional na capital paulista até aposentar-se, sendo hoje jornalista e professor universitário.

Destacou-se em várias atividades, tanto no escotismo como na docência universitária.

Dedicou-se a várias causas e instituições, dentre as quais a Segurança do Trabalho. Tendo recebido por este trabalho, a “Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho” em 25/10/2010.
Homenageado com o título de Sócio Honorário nº 02,  outorgado pela Corporación Euro – Americana de Seguridad (CEAS-INTERNACIONAL), por ser Consultor de Segurança e Editor da Revista Security Brasil è Grande Oficial da Ordem do Mérito Previdenciarista  da Agência Brasil de Segurança.

Ingressou no Movimento Escoteiro em 18 abril de 1947 como Lobinho, na Associação de Escoteiros São Paulo, passando para a Tropa Escoteira em 1951. Em 1952 e 1953 se transferiu para São Vicente, SP, participando da Associação de Escoteiros do Mar Tumiaru, para depois voltar ao Grupo de origem. Em 1954 participou do Acampamento Internacional de Patrulhas e veio a se tornar Escoteiro de Pátria no ano seguinte. Em 1956 tornou-se Pioneiro do Clã Baden-Powell, participou do 1º Rover Moot em Poços de Caldas, MG e se tornou Assistente e, depois, Chefe de Alcateia do Grupo Escoteiro São Paulo.

Iniciou sua formação como adulto no Movimento Escoteiro em 1956 no Curso Informativo para Escotistas. Em 1957 fez o Curso Básico para Chefes de Lobinhos e o Curso Avançado para o mesmo Ramo em 1958, recebendo sua Insígnia de Madeira no ano 1960 Fez um Curso Adestrando a Equipe de Adestramento em 1960 e outro em 1968 na Bolívia. Em 1962 participou como aluno do Curso Avançado para o Ramo Escoteiro,  Na equipe constavam Francisco Floriano de Paula e Walter da Costa Quintão. Dentre seus companheiros de curso estavam: Aparecido Lopes de Castro, Tetsuo Tusujigui, Toshio Amano, Ivo Anselmo, Sergio Haddad, Paulo Ari Gaio, Chefe Eli e Chefe Pereira (chefe do Mar do estado do Maranhão),recebendo sua segunda IM em 1963. No mesmo ano, fez o Curso para Profissionais Shiff Scout Reservation em Nova Jérsei, Estados Unidos. Em 1964 se tornou Assistente de Akela-Líder, em 1967 fez o Curso de Insígnia de Madeira do Ramo Pioneiro, recebendo sua IM em 1969. Em 1973 se tornou Diretor de Curso Avançado para o Ramo Lobinho (Akela-Líder). Na criação do Curso de Interpretação do Livro da Jângal, deu assistência a Akela-Líder Carmem Pfister. Dirigiu o primeiro Curso realizado do Campo Escola do Jaraguá, na Região de São Paulo.
Foi Coordenador do Programa de Integração dos membros da Federação Brasileira de Escoteiros do Ar na União dos Escoteiros do Brasil em 1957, Diretor do Campo Escola Fernando Costa no Horto Florestal de São Paulo em 1962, Representante da Região de São Paulo no Convênio Escotismo Escolar entre a UEB e a Secretaria da Educação entre l963 e 1965, Coordenador de atividade de Escoteiros Intérpretes em conjunto com a Guarda Civil de São Paulo entre 1961 a 1964, Assistente Regional do Ramo de Lobinho de 1975 a 1979, Coordenador Regional de Rally na Capital em 1979 e Representante do Brasil no Seminário Interamericano de Desenvolvimento de Comunidades em Assunção, no Paraguai em 1975, além de várias vezes delegado da Região Escoteira de São Paulo junto a assembléia Nacional.
Coordenou os Seniores na visita de Lady Baden-Powell a São Paulo, foi Comissário dos 1º, 5º e 7º Distritos Escoteiros no estado e também coordenou as atividades de seniores durante os Jogos Pan-americanos em 1963. Representou a Região de São Paulo no litígio entre entidades comunitárias sobre questões de Escotismo em Rancharia, SP, coordenou o 1º Fórum Regional de Escotistas de Alcateia. Foi Chefe de Tropa da Delegação Paulista ao Jamboree Pan-americano no Rio de Janeiro em 1965 e membro da Equipe de Implantação do Campo Escola do Jaraguá. Em 1975 foi nomeado Assistente Geral do Comissário Regional e ainda foi Presidente da primeira Comissão de Ética da Região de São Paulo.
Pela União dos Escoteiros do Brasil recebeu a Medalha de Gratidão grau Ouro, a Cruz de São Jorge, a Medalha Tiradentes, a Medalha de Gratidão da Federação Brasileira de Escoteiros do Ar e a Medalha de Bons Serviços grau Ouro Medalha Lobo Guara Velho Lobo e Tapir de Prata. Ainda, recebeu a Medalha da Associação de Escuteiros de Portugal, a Insígnia de “Gratitud” dos Escoteiros do México e é Membro Honorário da Agrupación de Scouts Navales Nanawa em Assunção, no Paraguai e Membro de Honor del Circulo de Scouts de Bolivia.

Foi nomeado  em 19/08/2017 como adjunto do Coordenador Regional da Modalidade do Mar.

Foi também o presidente do Conselho Regional de Velhos Lobos, na gestão 2021/2022 e ajudou na edição do Manual de Jogos Naúticos e Manual de Jogos Noturnos.

Atualmente, é Coordenador na Gestão de Adultos da Região de São Paulo, atuando com os Cursos Técnicos da região.

Um exemplo de vida, dentro e fora do Escotismo.
” Para o presidente Regional – Rodrigo Ramos, “O Escotismo brasileiro perde um dos seus maiores ícones, e eu perco um amigo querido. Compartilhamos juntos o sonho de uma região escoteira diferente, e como o velho lobo que era, estava sempre próximo para me ajudar a corrigir a rota, fará falta sem dúvida, mas já deve estar junto a BP, no fogo do Grande acampamento, cantando  dançando, como quem o conhece sabe como ele é” completa o diretor.

A Região escoteira estabeleceu Luto institucional no estado por 7 dias através da Resolução Regional 2023.003

Assim que tivermos as informações sobre velório e cremação, compartilharemos com todos.

Texto: Fonte – Site:Lis Brasil,
Blog: Efemerides escoteiras
Redação própria Rodrigo Ramos de Freitas

Nota de Pesar – Luiz Carlos Gabriel
Rolar para o topo