Região Escoteira de São Paulo adquire o barco escoteiro

A região escoteira de São Paulo está empolgada em anunciar a aquisição e inauguração do seu mais novo ativo: o barco escoteiro  “Mamaé pira “(Espírito Peixe). O evento de inauguração aconteceu no sábado, 19 de Agosto, nas instalações do 393º Grupo Escoteiro do Mar Legatis Régis, durante o Grande Jogo Naval da região de São Paulo.

O barco “Mamaé pira ” representa um marco significativo na jornada da região escoteira de São Paulo para proporcionar experiências de aventura, aprendizado e trabalho em equipe aos jovens da nossa comunidade. A inauguração foi uma celebração da conquista alcançada com o apoio de nossos membros, voluntários e parceiros. Durante sua estreia, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o barco em primeira mão, aprender sobre suas características técnicas e explorar as possibilidades emocionantes que ele traz para as  atividades.

Para nossa Coremar (Coordenadora Regional da Modalidade do Mar), chefe Ana Paula Luz de Almeida Narducci “Agora temos uma embarcação própria  para dar apoio às atividades náuticas dos Grupos Escoteiros, dando assim mais segurança e permitindo maior flexibilidade na aplicação do programa educativo, como também auxílio a ações de Gestão de adultos ” comenta a coordenadora.

Sobre o Barco Mamaé Pira:   

  • Marca pety Brasil/Ano 2004
  • Comprimento: 6.00 metros
  • Material: casco alumínio
  • Chapa de fundo: 3mm
  • Lateral: 2mm
  • Popa: 4mm
  • Borda: Alta
  • Cor: predominante azul
  • Motor de popa, marca: Suzuki, 15 HP, ano 2006.
  • Carretinha de transporte da embarcação
  • Valor da Aquisição R$18.000,00

O Compromisso de aquisição da embarcação regional foi realizado na Assembleia Regional de 2019, sendo aprovada sua aquisição por 366 votos e que a aquisição deveria ocorrer no ano seguinte, ou o valor seria contemplado no orçamento regional.
Na assembleia de 2023, a direção regional incluiu novamente o valor da embarcação no orçamento regional, e após discussão sobre o tema na plenária, o mesmo foi incluído no orçamento, e o presidente regional, Chefe Rodrigo Ramos de Freitas, se comprometeu a fazer a aquisição em um curto período de tempo.
Após a assembleia, a coordenação regional do Mar, juntamente com membros da modalidade iniciaram uma pesquisa cuidadosa para a aquisição da embarcação, sendo que após 3 orçamentos apresentados, a diretoria regional optou pela compra do “Mamaé Pira “.

Na “viagem” inaugural, durante o Grande Jogo Naval, estiveram presentes na embarcação o Chefe Rodriguinho, Chefe Paula, Chefe Francisco – Diretor regional adjunto de comunicação, Chefe Luiz Vella – Diretor Regional Jovem, Chefe Rogerio Augusto Vieira – Comissário Distrital do 17°DE Santo Amaro, Chefe Marcos Alves Vital Filho e Jean do Prado Antunes, ambos do 393º Grupo Escoteiro do Mar Legatis Regis.

Para o Diretor-Presidente Regional, Chefe Rodriguinho, ” Fico muito contente com a conquista de nossa região, e mais ainda de saber que boa parte da modalidade do mar se mobilizou junto a direção regional para fazermos a melhor aquisição. Me lembro quando em 2019 se falou dos benefícios que a embarcação traria para nossa região, e pela qualidade do que foi adquirido, tenho certeza que além dessas, muitos outros benefícios virão dessa embarcação aos nossos jovens e adultos” completa o diretor.

A Embarcação ficará no Centro Escoteiro Jaraguá, e em breve, a região de São Paulo irá divulgar como as UEL’s vão poder utilizar o “Mamaé pira”.

Confira todas as fotos!


Texto: Rodrigo Ramos de Freitas

Região Escoteira de São Paulo adquire o barco escoteiro
Rolar para o topo