Orientações sobre atividades relacionadas aos Distintivos Especiais durante a pandemia de COVID-19

Como é sabido, os Distintivos Especiais (Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro, Escoteiro da Pátria e Insígnia de BP) são um componente importante do nosso programa educativo, sendo sua conquista almejada pela grande maioria de nossos jovens. No entanto, todos eles demandam a participação dos jovens em Rocas de Conselho, Cortes de Honra, Conselhos de Clã, acampamentos e jornadas, atividades que não podem ser desenvolvidas da maneira tradicional sem que se firam as normas de segurança que devem ser adotadas por todos em tempos de pandemia. Estando ciente destas questões, a Equipe Regional de Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo apresenta as seguintes orientações:

1. Reuniões de instâncias decisórias (Rocas de Conselho, Cortes de Honra e Conselhos de Clã):

De maneira geral, todas estas reuniões podem ser realizadas de modo virtual, sem que se corra o risco de perderem sua validade. Atualmente, existe uma série de aplicativos gratuitos que permitem a participação de diversas pessoas em uma chamada de áudio ou de vídeo, possibilitando a realização da atividade. É necessária a produção da ata como em qualquer outra reunião, a qual deve contar com a assinatura digitalizada de cada um dos participantes.

2. Participação em acampamentos, acantonamentos e quantidade de noites acampadas (obrigatórias, de acordo com a regra 174 do P.O.R.):

Conforme as orientações recebidas nos últimos dias, sabe-se que o mais adequado neste momento é a suspensão de toda e qualquer atividade escoteira que promova a aglomeração ou a reunião desnecessária de pessoas. Assim, considerando-se os casos de jovens que já possuem a maioria das noites acampadas ou acantonadas exigidas pelo P.O.R., mas não poderão completar sua totalidade por conta da pandemia de COVID-19, orientamos os escotistas a enviarem o processo como de costume.

3. Realização de jornadas e travessias (atividades propostas nos programas dos Ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro):

Como sabemos, a base de nosso programa educativo é o desenvolvimento por competências. Assim, neste momento em que todos somos orientados a não sairmos de casa além do necessário, orienta-se, nos casos de jovens que não terão tempo para desenvolverem essas atividades antes de completarem a idade para a saída do Ramo, que foquem suas ações no desenvolvimento da competência a que cada uma das atividades está ligada, não na atividade em si.

4. Cartas de recomendação e comunicação com a Equipe Regional de Programa Educativo:

Segundo definido no P.O.R., quem aprova a concessão dos Distintivos Especiais aos jovens é a Diretoria do Nível Local, cabendo ao Nível Regional a homologação do processo. Para que possa ser feita a homologação, é ideal que os escotistas comuniquem os possíveis problemas ou dificuldades, de modo que possamos auxiliar da melhor maneira possível. Nosso objetivo é sempre encaminhar o processo da maneira mais adequada, para que nenhum jovem saia prejudicado ou frustrado. Assim, estamos todos à disposição para ajudar e solucionar dúvidas, através dos e-mails:

programa@escoteirossp.org.br (Analista de Programa Educativo)
programa1@escoteirossp.org.br (Coordenação Regional de Programa Educativo)
ramolobinho@escoteirossp.org.br (Coord. Regional do Ramo Lobinho)
ramoescoteiro@escoteirossp.org.br (Coord. Regional do Ramo Escoteiro)
ramosenior@escoteirossp.org.br (Coord. Regional do Ramo Sênior)
ramopioneiro@escoteirossp.org.br (Coord. Regional do Ramo Pioneiro)

Esperamos que em breve possamos retomar nossas atividades escoteiras de maneira regular, de modo que nossas reuniões voltem a ser repletas de abraços, apertos de mão e brincadeiras.

São Paulo, 21 de março de 2020.

Coordenação Regional de Programa Educativo
Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo

Baixe o documento das orientações aqui.

Orientações sobre atividades relacionadas aos Distintivos Especiais durante a pandemia de COVID-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo