Os benefícios do escotismo na saúde mental

Do lado superior e esquerdo da foto o texto em branco Benefícios do Escotismo na Saúde Mental. Do lado direito há 4 jovens, 3 mulheres e 1 homem, sentados em perna de índio em um círculo, um jovem no meio deles deitado. Todos usam vestuário escoteiro estão e estão sob uma superfície verde. No canto inferior esquerdo o logo da Escoteiros do Brasil São Paulo.

Por Ingrid Janaina da Silva Foresto e Juliano Ferreira Arcuri

Os benefícios do escotismo na saúde mental

O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades. Antes mesmo do mundo valorizar as pessoas que se mantêm positivas frente à adversidade, o escotismo já trabalha essa habilidade. Só que achar que precisamos estar alegres o tempo todo é uma visão irrealista que pode causar sofrimento nas pessoas. Nessa semana, quantas vezes você já sentiu raiva, tristeza etc. E se eu te contar que isso também está ok para sua saúde mental?

Vamos primeiro entender o que é saúde mental – Mais do que um cenário de ausência de problemas, ela é entendida como um estado onde o indivíduo está bem o suficiente para lidar com as situações cotidianas, que podem ser diversas e imprevisíveis.

Afinal, viver no mundo em que vivemos implica lidar diariamente com as complicações causadas pelo intenso ritmo da vida e pela aparente fragilidade de algumas relações, contratempos que podem prejudicar nossas relações sociais. Estas complicações podem aparecer de forma muito sutil na participação do nosso associado em nossas Unidades Escoteiras Locais, mas que mesmo assim merece uma atenção por nossa parte.

Os dados sobre saúde mental dos jovens são preocupantes. Estima-se que uma em cada quatro a cinco crianças e adolescentes no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental. Em relação ao Brasil, não há dados concretos, mas a estimativa é que a ocorrência desses transtornos possa atingir até um em cada cinco jovens. Mas o escotismo parece ajudar nisso, um estudo inglês notou que pessoas que foram escoteiros quando jovens tiveram menos risco de ter problemas mentais quando estavam com 50 anos de idade.

Quero com esse texto, que você, como voluntário do Movimento Escoteiro, passe a ter uma visão mais ampla da saúde mental, em que ser saudável não significa ser alegre o tempo todo, porque o sofrimento pode acontecer mesmo em pessoas saudáveis.

Como está sua saúde mental?

Você acredita que consegue desenvolver suas habilidades pessoais? Considera que consegue lidar com os estresses da vida? Você trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade? 

Se você respondeu “sim” a essas questões, você está no caminho certo, considerando o que a Organização Mundial da Saúde entende por saúde mental, mesmo que no meio do caminho fique jururu ou com raiva algumas vezes no dia. Agora se em alguma dessas perguntas você respondeu não, talvez valha investir um tempo para pensar em sua saúde mental.

Com relação aos jovens, você tem ajudado eles a manterem a saúde mental?

Em relação aos jovens, a saúde mental implica pensar os aspectos do desenvolvimento, como: 

  • Ter um conceito positivo sobre si;
  • Ter tanto habilidades para lidar com seus pensamentos e emoções, quanto para construir relações sociais;
  • Ter atitude de se abrir para aprender e adquirir educação. Gerando uma participação ativa na sociedade.

Estas três questões da figura acima são muito trabalhadas no nosso Programa Educativo. Se você aplica corretamente o Programa, está promovendo um ambiente saudável onde jovem se sinta seguro e protegido para enfrentar os desafios de aprender, se relacionar e se conhecer, mesmo quando isso exige esforço do jovem. Este ambiente por si só irá contribuir com o desenvolvimento e saúde mental dessa pessoa. É durante o desenvolvimento que os indivíduos estruturam  sua mente. 

Situações adversas nessa fase da vida em que esse jovem seja julgado ao errar, ou ainda não acolhido nos momentos bons e ruins estimulam a produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que atrapalha as conexões entre os neurônios. E aí pronto, como resultado será mais difícil que ele se mantenha saudável.

É claro que ninguém vai atravessar todo o desenvolvimento sem passar por vivências negativas. Quando elas acontecem de vez em quando, essas situações nem sempre devem causar preocupação. O problema é quando situações negativas em que o jovem não vê saída acontecem muitas vezes. Isso sim pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro.

A saúde mental no desenvolvimento é importante para toda a vida da pessoa. Afinal, os anos em que estamos crescendo funcionam como uma base para todas as aquisições que o cérebro fará nos anos seguintes. É também neste período que surgem os primeiros sintomas de transtornos que podem se agravar na vida adulta.

Como fazer com que minha UEL seja um ambiente favorável para saúde mental?

Para agirmos em favor da saúde mental dos nossos jovens, temos que prevenir as principais causas que levam ao adoecimento:

Imagem com fundo branco. Seis triângulos roxos com cantos arredondados formam um círculo e em cada triângulo um texto em branco: abuso sexual, violência, falta de afeto, cobrança exagerada, trauma e bullying.

Nós do movimento escoteiro já temos várias diretrizes que nos ajudam a evitar que essas situações aconteçam. Elas estão principalmente na nossa Política de Proteção Infanto-juvenil, no guia “Bullying”, e claro, nos princípios da nossa Política Nacional de Programa Educativo. Nosso Projeto Educativo também traz um trecho que é chave para que nossa UEL colabore com a saúde mental: 

Convencidos da pluralidade da natureza humana, e interessados no ser humano como um todo, procuramos oferecer aos jovens o desenvolvimento equilibrado de todas as dimensões de sua personalidade, promovendo, criando e fornecendo oportunidades para o pleno desdobramento de toda a complexa variedade de expressões do ser humano. A saúde, a integração social, a maturidade, o equilíbrio afetivo e a própria felicidade dependem do desenvolvimento harmonioso de todos esses aspectos.

Página 8

Projeto Educativo

Ao proporcionarmos atividades sempre respeitando as diferenças e promovendo a inclusão, estamos trabalhando em prol a saúde mental de nossos jovens, sem perder de vista os desejos individuais de cada um.

Os benefícios do escotismo na saúde mental
Rolar para o topo