Pioneira constrói Biblioteca comunitária com ajuda da comunidade local.

No dia 15 de maio foi inaugurada na Associação Habitacional do Parque Seringueira – Guarulhos, uma Biblioteca Comunitária idealizada pela pioneira Tamy Sayuri Ishi com o apoio dos escotistas: Paulo Peixoto, Sheilla Ishi e Francisco Paixão.

O projeto foi realizado em colaboração com a Associação de Moradores do Núcleo Habitacional do Parque do Seringueiro (AMNHPS), Ronei Reciclagem, Tecsings Comunicação Visual e Grupo Escoteiro Gaia. 

    

Quem apresentou o projeto às jovens Tamy S. Ishi e Luiza Vogel foi Paulo Peixoto, que na época era membro da Equipe Regional de Mundo Melhor, dentro da equipe do Mensageiros da Paz.

Os trabalhos foram iniciados antes da pandemia do Covid-19, com um drive-thru solidário para arrecadação de livros que resultou em 2800 doações. Nessa ação estiveram presentes jovens do Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro Newton Braga e do Grupo Escoteiro Uceg. Com o espaço inicial inviável para o projeto, foram realizadas visitas e conversas até conseguirem uma sala vaga da Associação Habitacional. Depois disso foram realizados mutirões para buscar as prateleiras doadas e realizar a montagem. A parte gráfica e visual do local foi realizada pela empresa Tecsing também de forma voluntária. 

Paulo Peixoto comenta sobre as doações: “No drive-thru também foram arrecadadas 5 mil peças de roupas e 3 mil quilos de alimentos, itens esses que foram doados para a Associação Indígena dos Filhos da Terra de Guarulhos/ Cabuçu, com a presença do Cacique Awa Presidente da Associação”. 

Ao todo foram realizadas em média 60 horas para o planejamento e mais de 100 horas para a execução de todo o projeto. A biblioteca ficará aos cuidados de Rillary Pereira de Almeida, integrante da associação.

 

Texto de : Thais Guedes
Revisão: Marjorie Martins
Colaboração ao texto: Paulo Peixoto

 

Acompanhe as noticias do Aconteceu no Grupo

Pioneira constrói Biblioteca comunitária com ajuda da comunidade local.
Rolar para o topo