O Projeto de Vida e como ele pode ajudar o pioneiro a enxergar o seu futuro

Foto com texto no canto superior esquerdo "Projeto de Vida!", no canto inferior esquerdo o logo da Escoteiros do Brasil São Paulo. Do lado direito uma mulher branca aparece da cabeça até a altura da coxa. O cabelo loiro escuro e ondulado está amarrado em rabo de cavalo jogado sobre o ombro esquerdo. Usa óculos retangulares com armação prata, lenço escoteiro da nacional e camisa polo verde. Com as mãos na altura da barriga, segura um livro.
Foto com texto no canto superior esquerdo "Projeto de Vida!", no canto inferior esquerdo o logo da Escoteiros do Brasil São Paulo. Do lado direito uma mulher branca aparece da cabeça até a altura da coxa. O cabelo loiro escuro e ondulado está amarrado em rabo de cavalo jogado sobre o ombro esquerdo. Usa óculos retangulares com armação prata, lenço escoteiro da nacional e camisa polo verde. Com as mãos na altura da barriga, segura um livro.

Por Renata Haydée

O Projeto de Vida e como ele pode ajudar o pioneiro a enxergar o seu futuro

O “Projeto de Vida” é uma síntese do Marco Simbólico do Ramo Pioneiro. “Tenho um projeto para minha vida” é a expressão que resume a proposta educativa do Ramo Pioneiro, coincidindo com a proposta inicial de Baden-Powell: “toma tua canoa e rema”. Nesta fase, o jovem experimentará ser adulto na sociedade em que está inserido e irá desenvolver seu papel de cidadão em ações comunitárias. 

Desenvolver o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) o ajudará a definir aonde quer chegar. Planejar e escrever são importantes métodos de autoconhecimento que facilitam a tomada de decisões. O desenvolvimento desse planejamento nem sempre acontecerá como descrito e pensado inicialmente, porque o futuro do pioneiro está em construção e existe um limite em relação ao que podemos prever. 

Um exemplo é a pandemia da Covid-19: ela afetou os planos de muitas pessoas e, entre elas, de pioneiros que já tinham escrito seu Plano de Desenvolvimento Pessoal. Assim, revisões do Projeto de Vida são incentivadas e estimuladas, pois nessa fase o jovem ganha diariamente novas experiências e, consequentemente, amadurece durante o projeto. 

Não se espera que o pioneiro saiba totalmente o que quer para sua vida, mas sim que consiga estabelecer suas principais decisões e objetivos, podendo escolher seus caminhos assim como a forquilha representa no ramo.

A forquilha pioneira indica os caminhos que se bifurcam e as decisões que o pioneiro tem que tomar em sua vida.
Clã Pioneiro em Ação

Durante o seu processo de desenvolvimento no clã, o pioneiro conta com a vivência em equipe, que o ajudará a definir sua identidade pessoal e poderá colaborar com suas reflexões. No entanto, como o próprio nome afirma, o PDP é pessoal: o poder é individual de definir o que cada jovem quer para sua vida.

O Plano de Desenvolvimento Pessoal é uma das grandes tarefas que irão ajudar o pioneiro a identificar a visão do seu futuro. A sugestão é sempre mantê-lo na forma de um planner escrito, pois essa construção irá auxiliar a auto-avaliação e facilitará as futuras revisões. Este aprender-fazendo ajuda o pioneiro a ter uma visão mais clara e amadurecida de si, identificando suas novas vontades e definindo seus novos rumos. 

As literaturas do Ramo Pioneiro têm informações que poderão ajudar o jovem. No Guia do Projeto Pioneiro há um formulário que irá ajudá-lo a traçar metas e desenvolver o seu projeto de vida.

Para fazer o Projeto de Vida existem sugestões de modelos que podem ser seguidos. Na Biblioteclã há uma planilha dísponivel para download. Você pode seguir como um planner, escrevendo, ilustrando e decorando, fazendo dele um caderno personalizado com a trajetória do jovem.

Para quem prefere meios digitais, é possível usar aplicativos que cumprem o mesmo objetivo. O aplicativo “Monday” é um deles, ele é citado na ficha de atividade “Seu projeto na palma da sua mão”, da série “Clãrentena”. Com o aplicativo você pode gerenciar um projeto, personalizar as etapas, organizar, montar equipe, entre outras coisas. Com o uso deste tipo de ferramenta digital, o pioneiro conseguirá ter acesso aos seus dados a qualquer hora e em qualquer lugar, além de compartilhar com quem quiser.

Foto em local aberto com algumas árvores ao fundo e muro. Em destaque, da esquerda para a direita, uma mulher aparece da cabeça até a altura do peito com olhos fechados e sorriso com boca aberta e dentes a mostra, lenço escoteiro branco com detalhe em azul. Do lado esquerdo dela, um homem aparece da cabeça até a altura da coxa, olha para frente e sorri com dentes a mostra, usa lenço escoteiro verde escuro com detalhe branco com nó da amizade na ponta e uniforme cáqui, segura com a mão esquerda um chapéu cáqui e um bastão que tem a ponta superior em formato de forquilha. Do seu lado esquerdo, um homem aparece da cabeça até a altura da coxa com boné cáqui a aba para trás, os olhos semiabertos, tem um sorriso com dentes a mostra e boca aberta. Usa lenço escoteiro marrom com detalhes amarelo e vermelho e uma camiseta branca.

Escrever seu Plano de Desenvolvimento Pessoal ajuda o pioneiro a pensar de maneira crítica e consciente sobre seu futuro, se conhecer melhor, entender mais seus desejos e assim, projetar a sua vida diante da própria realidade. 

Em alguns momentos, o pioneiro pode se ver em uma encruzilhada pessoal, sem saber para onde seguir, e é neste momento que os seus padrinhos o ajudarão a considerar alguns parâmetros pessoais, orientando a sua jornada de maneira alinhada aos seus objetivos centrais. Momentos decisivos ocorrerão durante toda a vida adulta de cada um desses jovens e é importante que, no início dessa nova fase, possam contar com a ajuda de alguém mais velho que lhe ajude a ter mais segurança nas suas escolhas.

Pioneiros, vivam o seu momento, tenham novas experiências, sirvam à sociedade, criem vínculos reais com o que que acreditam, busquem o equilíbrio, ajam com consciência e sejam fiéis aos seus planos (mesmo que possam ser reformulados).

Mestres, aconselhem seus jovens! Acompanhem o desenvolvimento dos seus pioneiros, assim eles se sentirão acolhidos. Lembrem-se que cada jovem é diferente do outro, e cada um tem um tempo diferente para o crescimento pessoal. Com certeza, contribuir para esse crescimento e observar o desenvolvimento deles até o final do ramo é uma alegria muito grande. 

E assim, Pioneiros… tomem suas próprias canoas e remem!

O Projeto de Vida e como ele pode ajudar o pioneiro a enxergar o seu futuro
Rolar para o topo