Entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, a cidade de Juiz de Fora (MG) foi palco do Encontro Sudeste de Escotistas e Dirigentes, reunindo representantes das quatro Regiões Escoteiras da região Sudeste. O evento contou com a presença de Diretores Regionais, além do Presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Irineu Resende, que acompanhou toda a programação.
Ao longo dos dois dias, escotistas, dirigentes e jovens líderes participaram de momentos de troca de experiências, vivências e conhecimentos, em um ambiente marcado pela harmonia, integração e espírito de fraternidade escoteira.
A programação incluiu quatro palestras e diversas oficinas. Entre os destaques, o presidente da DEN, Irineu Resende, apresentou as ações da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e sua estrutura. Rodrigo Ramos de Freitas conduziu uma reflexão sobre o futuro do Escotismo e os desafios contemporâneos do Movimento. Já Neide Watanabe, acompanhada por Nívea (MG) e Eliane (RJ), abordou temas fundamentais relacionados à saúde mental e à construção de espaços seguros.
O encontro foi marcado por intensas conexões e diálogos significativos, fortalecendo ainda mais a atuação conjunta das Regiões. Como resultado, foi firmado o compromisso para a realização do AJURI 2027, um grande acampamento regional que acontecerá no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 30 de maio de 2027, com o apoio das quatro Regiões do Sudeste.
Confira AQUI todas as fotos do evento.
