São Paulo ganha Coordenação Regional de Diversidade e Inclusão

Por Amanda Guimarães

No dia 18 de setembro de 2018 foi criada a Coordenação Regional de Diversidade e Inclusão na Região Escoteira de São Paulo. A nova coordenação está alinhada com as políticas escoteiras internacionais de Diversidade e Inclusão – assunto que é uma das seis prioridades mundiais incluídas nas estratégias do movimento escoteiro na 40ª Conferência Escoteira Mundial – e está em fase de definir suas próprias políticas regionais, metas e formas de atuação, tendo como norte o propósito do Movimento Escoteiro e nosso papel de educar para a vida.

Até há pouco, quem supria esse tema na Região São Paulo era a Coordenação de Saúde, com a equipe de “Escotismo para Todos”, além da Diretoria Jovem, com suas ações ligadas à Diversidade.

Bia Reali, Diretora Regional de Programa Educativo, pontua: “Como diretora de Programa Educativo, há tempos detectei a necessidade de um trabalho de estudo, apoio e ações mais efetivas em Diversidade e Inclusão. Hoje, o Escotismo mundial coloca como fundamental esse fomento. Esse tema foi bem reforçado no último Congresso Brasileiro de Educação Escoteira.”

Ademais, quando se fala sobre Diversidade e Inclusão, pensa-se em como o Movimento Escoteiro deve trabalhar para receber a todos sem distinção, inserindo-se completamente nas comunidades em que existe, sem restrições; trabalho este que será facilitado pelas orientações da nova coordenação.

Cecília Raissa Prado Reis, coordenadora titular da Coordenação Regional de Diversidade e Inclusão fala sobre o motivo da criação dessa nova coordenação: “É um primeiro passo importante na criação de estratégias para impedir que Movimento Escoteiro seja mais um espaço de reprodução de preconceitos e violências que vemos na sociedade e uma forma de tentar garantir que todo o jovem, seja ele(a) do jeitinho que for, tenha acesso a essa educação para a vida”.

O símbolo desse novo trabalho será um nó de escota, representando a forma mais efetiva para unir dos diferentes. Para além de Cecília Raissa Prado Reis, a equipe conta com dois coordenadores adjuntos: Carla Camargo Valezin e Juliano Ferreira Arcuri. O canal de contato com a coordenação é o e-mail: diversidadeeinclusao@escoteirossp.org.br.

São Paulo ganha Coordenação Regional de Diversidade e Inclusão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo