Se comportando ao ajudar outra UEL

No canto superior esquerdo da foto o texto em branco: se comportando ao ajudar outra UEL. Do lado direito duas mulheres de lenço branco e camiseta azul marinho estão uma de frente para a outra. No canto inferior esquerdo o logo dos Escoteiros do Brasil São Paulo.

Por Carlos Augusto e Elcio Lopes

“Uma vez escoteiro, sempre escoteiro! Um por todos, e todos por um!” Com esse espírito, “sempre na mente, no coração e junto de mim”, é que entendemos o porquê é preciso ajudar outra Unidade Escoteira Local que não é a que fazemos parte. Constatamos  que neste momento de incertezas que todos estamos passando, várias UELs estão necessitando de apoio. A falta de adultos voluntários, muitas  vezes, é a causa de algumas delas não estarem ofertando atividades e consequentemente jovens saindo do Movimento Escoteiro.

Realmente não é nada fácil “sorrir nas dificuldades”, mas temos a consciência de que juntos podemos passar por este período de incertezas, alavancar o Escotismo e colocar em prática a atitude positiva de “ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”. Por isso a Região Escoteira de São Paulo possui o Projeto Laços Fortes que tem como objetivo unir uma Unidade Escoteira Local com uma necessidade atual de voluntariado, com escotistas de outras UELs dispostos a colaborar.

Como ajudar outra UEL?

Uma das formas de ajudar é se inscrevendo no Programa Voluntários Laços Fortes, uma ação regional que busca  identificar voluntários adultos dispostos a contribuir nesse momento em outras UEL´s que não a sua, para manter a chama acesa nesses locais, seja ajudando a reorganizar a gestão, seja aplicando algumas atividades, seja dialogando e compartilhando experiências positivas, virtuais e/ou presenciais.

Com a paralisação das atividades presenciais, da vida ao ar livre e do contato com a natureza,  algumas UEL´s acabaram perdendo o vínculo com alguns adultos voluntários, o que também provocou o afastamento dos jovens e uma certa dificuldade na retomada. Mas não perdemos uma das nossas maiores tradições: a fraternidade expressa em um dos nossos artigos da lei escoteira, o “Escoteiro é amigo e irmão dos demais escoteiros”.

Chegou o momento de criar novas parcerias e formas de aplicar atividades em outras UEL´s. Por isso temos algumas dicas que podem te ajudar a ajudar uma Unidade Escoteira Local que não é a sua. 

Para facilitar a sua atuação ao ajudar outra UEL

Algumas dicas são importantes, porém a mais importante de todas já indicamos agora, lema do Profeta Gentileza:

Gentileza gera gentileza. PRATIQUE!

Um dos  tipos de ajuda que são amplamente praticadas por nossos voluntários são os convites a outras seções para participar de atividades com a própria seção e ou grupo, ou em atividades no distrito, por ramo ou mesmo internamente, na própria UEL,  quando diferentes seções se juntam pelos mais diversos motivos, inclusive pela falta de adultos.

Mas queremos trazer aqui, dicas e sugestões para quem se dispôs a ajudar a ajudar uma Unidade Escoteira Local que não é a sua, por um determinado período. São dicas e sugestões que podem e devem ser observados em todas as atividades com pessoas de fora do seu convívio habitual.

Ao abordar a UEL

Antes de se aproximar dos jovens e iniciar a aplicação atividades conheça algumas curiosidades positivas da UEL que você irá apoiar:

  • Busque conhecer, antes do primeiro contato, um pouco da história da UEL: quem foram os fundadores ou pessoas importantes e alguma curiosidade (Essas informações você poderá obter com  a diretoria, com oComissário ou com o Coordenador Distrital de Gestão de Adultos); 
  • Busque compreender o que fez a UEL chegar nesta situação, de forma respeitosa. Utilize os princípios da comunicação não violenta;
  • Mostre que conhece um pouco sobre a UEL. Isto demonstra cuidado, atenção e carinho, e essa  curiosidade positiva gera pontes para que conheça os demais adultos, escotistas, dirigentes e pais;
  • Pergunte sobre as tradições da UEL e da seção que irá atuar.

Ao aplicar a atividade

  • Saiba das últimas atividades, ciclo de programa, pergunte e realmente se interesse pela particularidade das equipes e dos jovens;
  • Demonstre as outras formas de fazer, conforme orientação institucional (importante indicar e mostrar de qual documento está tirando a orientação) o que não achar correto e deixe claro, que não vai tomar lugar de ninguém, preparando outras lideranças, sem impor ou provocar grandes mudanças: um passo de cada vez;
  • Assim como em qualquer projeto, este tem início meio e fim, então informe que irá retornar à sua UEL de origem, e que é de suma importância identificar na UEL que você está apoiando,  alguém para assumir quando você tiver que deixá-los; 
  • “Ajudar a ajudar uma UEL que não é a sua”, é “fazer o bem, sem olhar a quem”, e apesar de entendermos que seus esforços são muito importantes e válidos, precisamos deixar claro que o Reconhecimento deve ser uma consequência, não um objetivo. Faça tal qual está em nossa promessa “ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”;
  • Finalmente, respeito mútuo deve ser a sua referência.
Na foto há três jovens ao centro e ao fundo outros três jovens, todos sentados no chão e com lenço escoteiro. No canto superior direito da foto há algumas cadeiras universitárias verdes. Os três jovens em destaque formam um triângulo, a jovem ao centro está com a cabeça inclinada para baixo, tem uma caneta vermelha na mão direita e uma azul na esquerda. O jovem do lado esquerdo está de costas e olha para a jovem à direita da foto, que está de perfil e também olha para o jovem. No centro, no chão, há uma cartolina branca com algumas palavras.

Receita de bolo, Mr. Dale?

Há uma publicação muito importante de Dale Carnegie “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, que indica alguns princípios interessantes a serem seguidos. Um livro com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, ou seja, com mais de 50 milhões de leitores. Uma referência em várias empresas e em vários setores da sociedade, desde Psicologia e Educação até Engenharia e Administração.

Por isso vamos às sugestões de Dale Carnegie:

Princípios Fundamentais para lidar com as pessoas:

Seis Princípios para tornar-se uma pessoa amigável:

Alguns princípios para conquistar as pessoas para o seu modo de pensar:

Princípios de Liderança:

Por fim, vale lembrar que não existe uma “receita de bolo” para ajudar uma outra UEL. Por outro lado, sabemos que para manter o engajamento de jovens e adultos e evitar a evasão, é necessário seguir as orientações institucionais e aplicar o Método Escoteiro . É necessário refletir e encontrar uma fórmula própria e adequada à sua realidade e à realidade da UEL que se propôs a ajudar,  bem como formas para criar e manter o vínculo com as famílias. 

É importante que dentro de cada realidade,  busquemos sempre um caminho para seguir e manter o escotismo ativo dentro da sua UEL e onde mais possa estar atuando. 

Esperamos que os apontamentos deste texto possam servir de inspiração para que escotistas e dirigentes descubram como efetivamente colocar em ação o “um por todos, e todos por um!”

Se comportando ao ajudar outra UEL
Rolar para o topo