Semana Mundial da Amamentação – Agosto Dourado

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada de 1 a 8 de agosto.  A cada ano, um tema chama atenção para uma variedade de questões, indicados pela WABA, a “Aliança Mundial Para a Ação em Aleitamento Materno”, sendo uma ótima oportunidade para estimular as iniciativas locais relacionadas à amamentação.

Neste ano de 2018, é comemorado o 26º Ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno: o Agosto Dourado!  O Tema da Campanha é “Aleitamento materno: a base da vida”.  De acordo com a rede internacional, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”. Vamos unir forças e incentivar a Amamentação, que é fonte de nutrição, vínculo e amor!

“O tema resume, em uma frase, a importância vital da amamentação. Se não temos uma base sólida em qualquer “construção”, o que vem depois fica ameaçado, pode ruir”, comenta a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno, Dra. Elsa Giugliani. Para ela, uma base sólida em saúde “inclui a melhor alimentação possível para a criança, que é o leite materno, proporcionando uma melhor saúde física, mental e emocional da criança, e, assim, contribuindo para uma estrutura inicial (base) fortalecida”.

(Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, 31/07/2018 – http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/definido-o-tema-da-semana-mundial-de-aleitamento-materno-2018/ )

A escotista Amanda Mirasierras conta sua experiência com a amamentação: “Luiza nasceu de parto normal. Veio imediatamente para o meu peito, mamou por uma hora e meia e nunca mais parou. Amamentar exige tempo, dedicação e muitos litros de água. Exige cuidados com o nosso corpo e com o nosso espírito, porque amamentar não é somente fornecer alimento. É oferecer acalento, proporcionar conforto, sanar dores. Não houve, até hoje, um choro sequer da Luiza que meu peito não tenha conseguido cessar.

A OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e como complemento à alimentação até, no mínimo, os dois anos. Mas, confesso, não é este o meu motivo maior. Eu amamento porque quero guardar para sempre a lembrança do meu seio como o primeiro refúgio da minha filha. A lembrança dos olhinhos curiosos me descobrindo, das mãozinhas acariciando a minha pele e dos suspiros de calmaria ao vir o sono. Amamento porque quero proporcionar à minha filha algo que o meu corpo aprendeu a produzir somente para ela. Eu amamento porque a Luiza levará esse elo de amor só nosso por toda a vida. Porque é a doação do meu melhor para ajudar a criar o melhor dela.”

A amamentação contribui para que o útero recupere seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia pós-parto e reduz as chances de diabetes. Já para a criança, além de estreitar a relação mãe e filho, também traz uma grande carga de imunidade e diminui consideravelmente as chances da criança desenvolver problemas respiratórios.

Participe com sua alcateia, tropa escoteira, tropa sênior e clã pioneiro da campanha. Procure o Banco de leite mais próximo. Divulgue e compartilhe. Registre cada atividade realizada no site da World Breastfeeding Week 2018 e preencha o formulário (disponível em http://bit.ly/2KDjZjf ). As atividades realizadas e adequadamente informadas no formulário, são divulgadas no site da Organização e sua iniciativa aparecerá listada no site e marcada no mapa da Semana Mundial, disponível em http://bit.ly/2KH88kj.

Sugestões de atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno adaptadas para o Movimento escoteiro, a serem desenvolvidas especialmente no mês de agosto:

? Confecção e distribuição de “Laço Dourado” para as mães e pais usarem durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, lembrando da importância #SMAM #AgostoDourado.

? Enfeitar O Grupo Escoteiro com laço dourado, faixas, cartazes, balões de acordo com a criatividade de cada alcateia, tropa escoteira, tropa sênior e clã pioneiro.

? Exposição de painéis com informativos, fotos e agendas da sua cidade/comunidade, para a #SMAM #AgostoDourado.

? Mural com foto das mães, tias, amigas que permitirem, amamentando. #SMAM #AgostoDourado.

? Roda de conversa com profissionais de saúde sobre os benefícios da amamentação.

? Entrega de certificado às mulheres que amamentam.

? Fotografar as mulheres que amamentam e que desejam ser fotografadas (manter autorização das fotos assinadas e sob guarda do Grupo Escoteiro).

? Divulgação entre as pessoas que frequentam o grupo escoteiro durante a #SMAM e estendendo-se por todo o mês de agosto #AgostoDourado.

? Promover concurso de desenho com premiação de cartazes de crianças do Grupo Escoteiro sobre amamentação.

? Exposição de vídeos educativos.

? Criação de “Canto da Amamentação” ou “Sala de Apoio à Amamentação” para apoiar as mães que amamentam no Grupo Escoteiro.

? Promoção de coleta de frasco de vidro para doação de leite materno para Banco de Leite Humano mais próximo.

Semana Mundial da Amamentação – Agosto Dourado
Rolar para o topo