Tudo sobre o Prêmio Walter Dohme 2021

Imagem com fundo verde em cima com degradê para laranja embaixo. No canto superior esquerdo o texto em preto: Tudo sobre o Prêmio Walter Dohme 2021. No canto inferior esquerdo o logo dos Escoteiros do Brasil São Paulo. Do lado direito, a foto da chefe Neide Guimarães, conhecida carinhosamente por Chefe Pobre, ela tem cabelo grisalho e curto, é negra, usa óculos de grau, lenço de Giwell e camisa verde do vestuário. segura a mão direita da Júlia Ribeiro, chefe de cabelo preto e liso com cumprimento até a altura do peito, usa lenço da nacional, camisa verde do movimento e calça cáqui.

Por Morgana Russo, Carlos Augusto e Elcio Lopes

Em 2021 o prêmio Walter Dohme chega a sua sexta edição e, mesmo com pouco tempo, já tem feito história em nossa região. Neste ano, o prêmio tem como objetivo reconhecer os esforços, o trabalho e a dedicação dos adultos voluntários que se mantiveram ativos durante o período de distanciamento social e se destacaram nos mais diversos projetos.

É também uma oportunidade de disseminar boas práticas e contribuir com o Movimento Escoteiro divulgando seu trabalho e inspirando outras pessoas e dessa maneira fornecer uma dose extra de energia para que todos possam se “Transformar para Crescer”! 

Por isso, reunimos neste texto informações importantes para você que se interessa ou conhece alguém que queira se inscrever.

Quem pode participar?

Todos os adultos voluntários atuantes em Unidades Escoteiras Locais – UELs (Grupos Escoteiros, Seções Autônomas) da Região Escoteira de São Paulo que contribuem de forma ativa e efetiva para a correta aplicação do Programa Educativo e do Método Escoteiro, bem como para uma melhor Gestão Organizacional, cumprindo assim a missão do Movimento Escoteiro de educar jovens (crianças, adolescentes e jovens) para a vida e para a construção de um Mundo Melhor.

Qual projeto pode ser inscrito?

Sabe aquela atividade legal que você aplicou para os jovens? Ou aquele projeto que implantou na UEL ou na comunidade? Ou ainda aquela ideia inovadora que você desenvolveu para a gestão da UEL? Todas essas ações podem ser transformadas em projetos e inscritas no Prêmio Walter Dohme 2021. 

Busque lá no regulamento, você vai encontrar uma categoria para o seu projeto! 

Não sabe como começar? Veja o passo a passo abaixo

  • Identifique a atividade/ação realizada que você pode transformar em um projeto;
  • Defina a categoria que ele se enquadra, você pode saber mais sobre no Regulamento, já linkado acima;
  • Converse com o Diretor Presidente da sua UEL ou o Chefe da sua Seção Autônoma, ele vai precisar assinar uma carta que apoia a sua inscrição; 
  • Agora acesse o modelo do projeto. É isso mesmo! Temos um modelo para lhe ajudar a transformar a sua atividade/ação em um projeto;
  • Estamos quase lá! De posse da carta assinada e do projeto escrito no modelo indicado, acesse aqui o formulário e preencha para oficializar a sua inscrição no Prêmio Walter Dohme 2021.

As inscrições já estão abertas e vão até dia 24 de julho. Fique atento e não perca a oportunidade de compartilhar e disseminar boas ações!

Premiação

Todos os inscritos receberão um certificado de participação no Prêmio Walter Dohme 2021. Além disso, você pode ficar entre os 3 finalistas, que serão agraciados com um Elogio Regional e um distintivo exclusivo do Prêmio 2021 e terá sua participação como finalista registrada na sua vida escoteira no Paxtu, nada mais justo! E os vencedores de cada uma das 7 categorias receberão além do Elogio Regional, do distintivo e de ter registrado na sua vida escoteira a participação no Prêmio, o Troféu Walter Dohme 2021 e a isenção do seu registro em 2022.

Escotistas, dirigentes, contribuintes, membros do Clube da Flor de Lis da Região Escoteira de São Paulo estão convidados a participar e inscrever seus projetos.

Foto de Walter Dohme, homem branco com cabelo e barbas brancas, usa uma boina xadrez nas cores vermelhas e azul. Tem olhos verdes claros.

Mas afinal, quem foi Walter Dohme?

Walter Dohme nasceu em 1951 em Lima, capital do Peru. Naturalizado brasileiro, ingressou no Movimento Escoteiro em Guarulhos, no ano de 1963, como membro juvenil. Foi escoteiro, escotista, dirigente e formador, com atuação nos diversos níveis da organização escoteira, conquistou a IM do Ramo Escoteiro em 1983, sendo DCIM. Dirigiu vários cursos de formação. Também foi portador da Comenda Tiradentes, Comissário Regional e Conselheiro Nacional, além de outras funções desempenhadas. 

Walter foi um marco no Escotismo paulista. Um exemplo de adulto para seus jovens, não só pela sua prática, mas também por suas ideias inovadoras, tendo sido o Coordenador do maior acampamento de São Paulo, o Ajuri Nacional no CEMUCAM, em 1984, com 6.000 acampados. Além de escoteiro, era escritor, ilustrador, ludo-educador e ecologista. Publicitário, proprietário da Dohme Propaganda e Editora Informal, sempre será lembrado pela criação do personagem “Alertino, o escoteiro”, símbolo deste prêmio. 

Casou-se com Vânia, com quem teve duas filhas: Vanessa e Samanta. Chefe Walter o grande ilustrador Escoteiro do Brasil possuía muitas habilidades, uma mente brilhante e criativa, deixa uma grande contribuição ao ME através de suas ilustrações. Partiu para o Grande Acampamento em 2015, deixando um grande legado, dentro e fora do Escotismo.

Agora que você já sabe mais sobre o prêmio, pode se inscrever ou enviar esse texto para aquele voluntário que você sabe que tem um projeto muito legal. 

Se precisar ou quiser mais informações sobre o prêmio, inscrições ou tiver dúvidas escreva para premio.walterdohme@escoteirossp.org.br. Venha sentir a emoção de participar ao vivo da cerimônia de premiação do Prêmio Walter Dohme 2021. Te esperamos lá e boa sorte!

Tudo sobre o Prêmio Walter Dohme 2021
Rolar para o topo