Voluntário visita o Quênia e deixa lenço do G.E. Uirapuru na Paxtu

Baden-Powell optou por se retirar e viver seus últimos dias ao pé do Monte Quênia, nas Terras Altas Centrais, a cerca de 100 km ao norte de Nairóbi. Lord Baden-Powell fez uma primeira visita ao local em 1927, e foi seduzido pelo clima ameno e pela vista magnífica do pico mais alto do Quênia. Finalmente, em outubro de 1938, B-P e Lady Olave se mudaram para a nova residência, que ele chamou de “PAXTU”. Há referências que apontam no sentido de que B-P acrescentou a sílaba homográfica “tu”, a significar “dois” (da palavra inglesa “two”), indicando que PAXTU sucederia Pax Hill como sua nova morada e que também seria “um lugar para dois”. Mas outras fontes também destacam que PAXTU possui o significado de “completo” em suwahili (língua banto também falada no Quênia). PAXTU permanece do mesmo modo que foi construída, apenas com algumas reformas que foram realizadas, especialmente no telhado que precisou ser substituído. O local abriga hoje um pequeno museu, que preserva a memória de B-P.  (Adaptado de escoteiros.org.br)

 

 

Diante desta bela história cheio de significados, o G.E. Uirapuru 48/SP recebeu fotos do escotista Carlos dos Santos direto do Quênia,  onde deixou o lenço da UEL, eternizando o grupo junto ao local da partida de BP. O voluntário Carlos dos Santos tem uma história repleta de significados dentro do movimento, seu pai Walter dos Santos foi um dos fundadores do grupo Nambikwara de Americana, sua mãe Chefe Nair foi fundadora do grupo Wellington Medeiros. também de Americana. Como escoteiro, Carlos foi o primeiro Lis de Ouro do grupo Uirapuru de Santa Bárbara D’Oeste.

 

 

O Grupo Escoteiro Uirapuru 48/SP, tem aproximadamente 100 associados e 51 anos de fundação. Sua sede está localizada na Rua: Argentina 416 (Parque dos Ypês), Santa Bárbarara D’Oeste/SP, e a diretora presidente é a voluntária Neuza Ap. dos Santos.

 

Voluntário visita o Quênia e deixa lenço do G.E. Uirapuru na Paxtu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo