16ª Romaria Escoteira acontece em Aparecida

Por Samuel Cometti Sirianni

Escoteiros de todo o Brasil compareceram em 31 de março na Basílica Nossa Senhora de Aparecida onde foi realizado a 16º Romaria Escoteira em um momento de reflexão e amizade unidas pela fé.  Diversos participantes viajaram horas para chegar a Aparecida, para pedir mais um ano de coisas boas para seus grupos e suas famílias, revendo velhas amizades e fazendo novas, trocando experiências e histórias.

O idealizador da Romaria esteve presente no evento, o escotista Toninho tem 68 anos de história no escotismo. “Como é bom ver os jovens convivendo harmonicamente”. O voluntário ficou contente por organizar a 16º edição do evento e receber jovens vindo de vários lugares para mostrar seus atos de fé.

O Capelão Nacional Assistente dos Escoteiros do Brasil Padre Hugo Galvão comentou o que para ele significa estar nesse dia tão especial para o Movimento Escoteiro. “É um sinal muito significativo a religiosidade e espiritualidade do Movimento Escoteiro direcionado mais para religião Cristã Apostólica Romana”.  Ele fala que para os jovens e os escotistas  isso desenvolve aa dimensão da espiritualidade dentro do Escotismo fortalecendo ainda mais o caráter,  o intelectual, o físico e a formação do escoteiro.

Jovens também fizeram parte da história da Romaria. O escotista e Youtuber Filipe Conde do GE Ubirajara 7/SP foi membro juvenil e agora está como escotista de tropa.  Essa é a quinta vez que ele comparece ao evento: “Sinto aqui um Escotismo muito forte movido pela fé”.  Hoje ele ajuda a divulgar o Movimento no seu canal do youtube  despertando assim a vontade de outros jovens a entrarem no Escotismo.

Toda Romaria Escoteira possui a tradição de ter uma Unidade Escoteira Local como guardiã da imagem de Nossa Senhora da Aparecida. Dessa vez a imagem estava sob os cuidados do GE Pinhalzinho 36/SP. A escotista Beatriz expressa o que sentiu sendo guardiã da Santa. “Receber a Santa foi uma benção para nós e compartilhamos a imagem em nossa cidade com mais de cem famílias”. A UEL escolhida para ser guardiã da Santa até a próxima Romaria é o GE Sentinela 238/PR participantes do evento pela primeira vez.

Durante a Romaria Escoteira, também acontece o encontro de colecionadores, no qual escoteiros podem trocar distintivos, pins e também amizades.

A romaria contou com a presença de 89 UELs, 1751 participantes do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. O evento também recebeu o Grupo Escoteiro 1317º Parceiros, de Leiria-Portugal.

 

16ª Romaria Escoteira acontece em Aparecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo