17 de novembro: Dia Mundial da Prematuridade


No mundo todo um em cada dez bebês nasce prematuro, e anualmente, mais de 15 milhões nascem antes do tempo


O que é prematuridade?
Uma gestação dura, comumente, de 37a 42 semanas. Sendo assim, todo bebê que nasce de um parto cuja gestação tenha durado menos que 37 semanas completas é considerado prematuro. Existem também casos de prematuridade extrema, que é quando o parto ocorre antes das 28 semanas de gestação. Quando a prematuridade é de 24 semanas ou menos, as probabilidades de sobrevivência são baixas, porém é possível.

O que é o Novembro Roxo?
Prematuridade é um assunto de grande seriedade e que deve ser tratado com muita atenção no Brasil. Segundo dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em dezembro de 2016 a taxa de prematuridade no Brasil é de 11.5%. O Ministério da saúde estima que nasçam 340 mil bebês prematuros por ano.
Para se chamar atenção acerca da importância dos cuidados com o prematuro, no mês de novembro comemora-se mundialmente o Novembro Roxo, concentrando-se no dia 17, onde comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. Criado em 2009, este dia é celebrado hoje em 50 países, com intuito de pensar estratégias para diminuição da taxa de prematuridade no mundo.

Doar Leite Materno salva Vidas
O Brasil conta, atualmente, com 218 bancos de leite e mais 138 pontos de coleta, entretanto, com frequência muitos desses locais têm problemas no estoque. Por isso, incentivar a doação é fundamental. A importância do aleitamento materno para o recém-nascido é indiscutível. Todos os anos estudos trazem em seus resultados as evidências que comprovam os seus benefícios. O leite materno diminui os riscos de infecção, melhora o sistema imunológico dos prematuros auxiliando na diminuição do tempo de permanência do bebê e de suas famílias nas instituições de saúde.

Como ajudar?
É muito importante que nós, como escoteiros e propagadores, possamos conscientizar a população sobre a importância da questão da prematuridade. A prevenção é a melhor opção.
Se você conhece alguma mulher que está amamentando, incentive-a a procurer um banco de leite e doar. Isso não prejudica a lactação do bebê e ainda estimula a maior produção de leite.
A doação de leite materno é um ato de amor e pode salvar milhares de pequenas vidas.

17 de novembro: Dia Mundial da Prematuridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo