56 lobinhos reunidos em Bragança Paulista para a Caçada Nacional

No último fim de semana de outubro, a Eco Escola Viverde, localizada na cidade de Bragança Paulista, abriu suas portas para uma atividade escoteira muito especial. O evento, chamado “Caçada Nacional 2023”, foi organizado pelos grupos escoteiros Grifo Caçador de Atibaia e Grupo Gebrapa de Bragança Paulista e reuniu 56 jovens lobinhos de 6 a 10 anos em um dia repleto de aventuras e aprendizado em meio à natureza.  

Os lobinhos tiveram a oportunidade de explorar a Ecoescola Viverde e desfrutar de uma série de atividades educativas e divertidas com fundo de cena sempre associada ao “O Livro da Jangal”, uma fábula que por meio da ficção e da personificação dos animais, apresenta a história do Povo Livre, rica em valores e modelos a imitar ou rejeitar. Uma das principais ênfases da atividade foi a vida na natureza, como se orientar, se cuidar, se comunicar e se alimentar, em meio a esses desafios os jovens escoteiros aprenderam a usar bússolas para navegar pela vasta área verde da escola. 

Esse conhecimento de orientação é não apenas uma habilidade essencial para a vida ao ar livre, mas também fomenta um respeito mais profundo pela natureza e pela importância de preservá-la. 

Além disso, os lobinhos tiveram a oportunidade de aprender noções de primeiros socorros, uma habilidade valiosa para qualquer situação de emergência, tiveram oportunidade de conhecer a comunicação por semáforos, uma forma de comunicação visual que pode ser útil em várias situações ao ar livre. Os lobinhos puderam praticar a comunicação eficaz usando bandeiras coloridas, desenvolvendo suas habilidades de trabalho em equipe e coordenação. 

Para adicionar um toque de criatividade, os jovens lobinhos também tiveram a oportunidade de fazer um pão “à caçador”, promovendo não apenas a preparação de um delicioso pão, mas também a importância da autossuficiência e do trabalho em equipe, uma vez que preparar uma refeição em um ambiente ao ar livre requer colaboração e planejamento. 

A atividade na Eco Escola Viverde foi uma experiência inesquecível para os lobinhos, proporcionando-lhes a oportunidade de aprender, se divertir e fortalecer os laços de amizade. Além disso, promoveu a conscientização ambiental e incentivou os jovens a apreciarem e respeitarem a natureza que os cercava.  

Essa colaboração entre a eco escola e os grupos escoteiros Grifo Caçador e Gebrapa demonstra como parcerias locais podem enriquecer as experiências educacionais e proporcionar momentos significativos para a juventude. Um bravo, bravo, bravíssimo a Diretora Maria Regina Zago Leite da Silva que gentilmente nos proporcionou estes momentos.


Texto de: Andrei Drozd
Fotos: Tiago Nascimento

56 lobinhos reunidos em Bragança Paulista para a Caçada Nacional
Rolar para o topo