Junho Laranja 2017

Uma das áreas de desenvolvimento trabalhadas no Movimento Escoteiro é a área física, pensamos muitas vezes na prática de esportes e atividades que movimentam e desafiam nossos corpos. Claro, praticar esportes e atividades ao ar livre são extremamente importantes, porém não suficientes. Nossa alimentação, rotina e exames periódicos também são parte de uma vida saudável e equilibrada. Este mês, a Equipe Regional de Saúde nos leva a refletir e conscientizar sobre doenças como a Anemia e a Leucemia no Junho Laranja.

Anemia no Brasil: saiba a importância da prevenção e controle

A anemia por deficiência de ferro é um problema nutricional que traz sérias consequências para indivíduos em todos os ciclos vitais, incluindo o aumento na mortalidade em mulheres e crianças, a diminuição da capacidade de aprendizagem e a diminuição da produtividade. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde – PNDS 2006 avaliou, pela primeira vez em nível nacional, a prevalência de anemia em crianças e observou que 20,9% das crianças menores de 5 anos apresentam anemia, ou seja, aproximadamente 3 milhões de crianças brasileiras apresentam anemia. Diante desse panorama, é de extrema importância a adoção de políticas públicas para prevenção e controle da deficiência de ferro.

Desde 1999, o País promove uma ampla mobilização nacional por intermédio da promoção da alimentação adequada e saudável, da orientação do consumidor para a diversificação de dieta a baixo custo, da distribuição de suplementos na rede de saúde para grupos populacionais específicos e da fortificação das farinhas de trigo e milho.

(fonte: Ministério da Saúde. Site: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pcan.php?conteudo=deficiencia_ferro )

 

Leucemia

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.  A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia. Na análise laboratorial, o hemograma (exame de sangue) aparece alterado, contudo, o diagnóstico somente é confirmado no exame da medula óssea (mielograma). Nesse exame, retira-se menos de um mililitro do material esponjoso de dentro do osso e examina-se as células ali encontradas.

O tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

Mas Atenção, estas informações não substituem uma consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

(fonte: Ministério da Saúde. Site: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home )

 

Sites de referência:

AMEO

A Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (AMEO) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formada por profissionais da área da saúde, voluntários e cuidadores. Contamos com apoio técnico da Santa Casa de São Paulo para realizar nossas atividades. Fundada em 2002, a AMEO nasceu da necessidade de pacientes e familiares em encontrar um doador de medula óssea não aparentado. No ano de sua fundação, haviam apenas 12.000 doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O número reduzido de doadores fazia com que os brasileiros não tivessem acesso ao transplante caso não encontrassem doador na família. A AMEO tomou para si o desafio de buscar doadores para os pacientes. Fomos pioneiros ao assumir o compromisso de mudar esse quadro.

Rua Dona Veridiana, 410 – Sala 32 Vila Buarque – 01238-010, Tel:11-33334424 São Paulo – SP

Saiba mais, acesse: http://ameo.org.br/doador/atualizar-cadastro/

 

A ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – foi fundada em 2002 com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia é uma das mais conceituadas e importantes associações que trabalha em todo o país para democratizar o tratamento e qualidade de vida de pessoas com doenças hematológicas (linfoma, leucemia, mieloma multiplo, mielodisplasia, PTI, mieloproliferativas). A vida de milhares de pacientes depende de diagnóstico precoce, acesso ao tratamento, vagas em hospitais, profissionais capacitados, informações atualizadas e programas especiais que apoiam e ajudam os pacientes a passar por esse momento tão difícil. A ABRALE mobiliza parceiros para garantir a universalidade, equidade e integralidade no atendimento para todos.

Saiba mais, acesse:  www.abrale.org.br

Telefone: (11) 3149-5190

Se você é cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), lembre-se de manter seu cadastro atualizado. No caso de haver um paciente compatível, será preciso encontrá-lo o mais rápido possível. Daí a importância dos seus dados, principalmente endereço e telefone, estarem sempre atualizados. Em caso de mudança de informações preencha o formulário ou entre em contato pelos telefones (21) 2505-5656/ 2505-5639 / 2505-5638.

Clique aqui para atualizar seus dados.

  • Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea – Portal da Saúde – Saude.gov.br