Assembleia Regional Pioneira reúne jovens em São José dos Campos

Por Marjorie Silva

No dia 23 de fevereiro, aconteceu, em São José dos Campos, a Assembleia Regional Pioneira (ARP). O evento foi organizado pelos Clã Pioneiros Jorge da Capadócia (Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes, 132/SP) e Highlander (Grupo Escoteiro Mantiqueira, 220/SP) e contou com 118 pioneiros, 7 seniores e guias em transição, 48 escotistas e mais oito pessoas da equipe organizadora, totalizando 181 pessoas presentes no evento. No total participaram 67 Unidades Escoteiras Locais (UELs) de 23 distritos escoteiros diferentes. A Assembleia acontece uma vez ao ano e tem o objetivo de debater assuntos importantes para o ramo pioneiro.

O evento aconteceu das 8h às 17h, no campus Urbanova da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Na parte da manhã, foram realizadas algumas rodas de conversa. Os jovens puderem escolher três entre os cinco temas abaixo para participarem:

1. Mulheres no movimento escoteiro, com Larissa Avari, diretora administrativa da região, na data do evento;
2. A Pré-Vigília que queremos, com Giovanna Ackel e Euclides Hisatugo da coordenação do ramo pioneiro;
3. Demandas do programa educativo, com Bia Reali e Mariana de Marchi, da diretoria de programa educativo;
4. Demandas jovens no plano estratégico regional, com Julia Ribeiro da Diretoria Jovem;
5. “Escotismo – Aventura saudável”: Saúde mental, com a equipe da Ritus, orientação profissional.

Nesse mesmo período, os mestres participaram de uma dinâmica, com o tema “O que podemos fazer para minimizar as dificuldades do mestre real e do pioneiro real?”.

A pioneira Tábata Baesso do Grupo Escoteiro do Ar SO Palmeira, 101/SP de Guaratinguetá participou do evento pela primeira vez, “a ARP superou minhas expectativas! Todos os pioneiros antigos diziam que a ARP é chata e tudo mais, mas foi super dinâmica. Obviamente tem a parte burocrática, mas as bases pela manhã é uma ideia genial, fora os temas discutidos. A comida estava maravilhosa também”

No período da tarde, houve a plenária, quando aconteceu a prestação de contas dos eventos do ano anterior, a ARP realizada em Bauru e o Interclãs – Tomorrow Clãs em Guararema. Logo após, a Comissão Pioneira 2018/2019 fez a prestação de contas em três frentes: financeiro, comunicação e feitos como CP, apresentando aos presentes as ações do ano de 2018.

Os pioneiros da organização do Acampamento Regional Pioneiro (ARRP), o Cultive-se, tiveram alguns minutos para falar aos presentes sobre o acampamento, que será realizado dos dias 19 a 21 de abril na cidade de São Carlos. Logo em seguida, David Beraha apresentou o Escoteiros do Mundo.

Ao fim do evento, foi feita a eleição da Comissão Pioneira 2019/2020, que agora tem os seguintes jovens em sua composição: Arthur Azevedo (Grupo Escoteiro Acácia, 388/SP), Laura Ribeiro (Grupo Escoteiro Guaianazes, 68/SP), Marjorie Silva (Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes, 132/SP), Pedro Semedo (Grupo Escoteiro Tibiriçá, 243/SP), Samira de Souza (Grupo Escoteiro Almirante Barroso, 13/SP), Vitor Lopes (Grupo Escoteiro Ribeirão Preto, 356/SP) e Victória Ennser (Grupo Escoteiro São Paulo, 1/SP).

Gabrielle Poltronieri estava na organização do evento e, sobre a experiência, conta que: “quando me convidaram para ajudar na organização do evento, pensei o quão desafiante seria. Mas, ao ver o resultado, vi o quanto ele me fez crescer profissionalmente, e melhor ainda, me fez crescer mais ainda como pessoa. Ele me mostrou o quanto é importante ter uma organização unida, e também um lado do Escotismo que muitas vezes não vi. Sim, foi cansativo, mas só de saber que consegui mudar, nem que seja um pouco, o pensamento de uma pessoa em relação ao ramo pioneiro, já valeu. ”

Assembleia Regional Pioneira reúne jovens em São José dos Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo