Atividade Distrital SEM LIMITE

O Grupo Escoteiro Ebenézer 44/SP, no dia 29 de maio realizou a Atividade Distrital SEM LIMITE, sede do GE Piratinis. Com a participação de 17 jovens pioneiros e sêniores e 6 mestres.

A ideia era uma atividade principalmente física, cujo fundo reflexivo seria o tema migrantes e refugiados. Os jovens desenvolveram o conhecimento sobre os assuntos de crise humanitária, migrantes forçados e refugiados, a partir de atividades físicas que exigissem as habilidades de pensamento estratégico, trabalho em equipe e resistência.

A atividade teve 4h30min de duração.

Foram aplicadas 6 bases:

1- (A Crise) Os jovens tinham que escrever, em 60 segundos, tudo aquilo que levariam consigo em momento de fuga. Essa base representava o momento em que migrantes precisam juntar seus pertences e fugir;

2- (A jornada) Um circuito de atividades cooperativas que exigiam equilíbrio, confiança, flexibilidade, força e resistência. Essa base representa a jornada que os migrantes precisam percorrer para chegar na fronteira.

3- (Abrigo) Ao chegar próximo da fronteira, os jovens encontram um abrigo para refugiados. Nesse momento foi feito o intervalo para o lanche. Depois realizaram um ‘jogo das opiniões’ onde os jovens puderam compartilhar suas diferentes perspectivas sobre frases xenofóbicas, preconceituosas, ou afirmações ambíguas.

4- ( o Muro) A ideia da base era propor uma grande barreira física a ser transposta. Graças ao presidente do GE Piratinis, e alguns pais dos jovens do Piratinis, foi possível fazer uma progressão vertical entre 2 árvores, representando a passagem de um lado ao outro do muro da fronteira.

5- (Burocracia) Apesar de não ter dado tempo de aplicar essa atividade. A proposta era que os jovens lidassem com a dificuldade de migrantes com uma língua estrangeira. Laura Pugliesi Rivabende  (Criadora e aplicadora.) pesquisou a lista de documentos necessários para retirar o Registro Nacional de Estrangeiro, no Brasil, e passou todos eles para o alfabeto cirílico. Os jovens teriam 10 min para conseguir encontrar os documentos espalhados e traduzi-los para apresentar “à polícia federal”.

Laura, agredece a EDP do 3° distrito, da qual pertence de diz ” sem eles, a atividade não ocorreria de forma alguma. Também agradeço ao GE São José do 4°distrito que se juntou à nós e participou com tanto vigor da atividade!”

 


Texto de: Laura Pugliesi Rivabende
Revisão: Thais Guedes
Créditos Fotos: EDP 3º Distrito (@edp3distri) e Clã Coração de Dragão (?E ?. ????? ?? ???? ??????? – ???° ? / @clacoracaodedragao)

Atividade Distrital SEM LIMITE
Rolar para o topo