GE Avanhandava recebe 2º Encontro Internacional de Escoteiros Judeus

No último fim de semana de agosto, o GE Avanhandava 4/SP sediou a segunda edição do Kumzits, o Encontro Internacional de Escoteiros Judeus.

O evento fez parte das comemorações dos 80 anos da Unidade Escoteira Local (UEL) e contou com a presença de Júlia Ribeiro, a Diretora Jovem Adjunta da Região de São Paulo.

A primeira edição do evento aconteceu em 2013. Os Escoteiros Judeus da França (EEIF) sediaram o Kumzits em comemoração aos seus 90 anos.

As atividades iniciaram com um Cabalat Shabat, uma cerimônia religiosa celebrada logo ao anoitecer de sexta-feira, na Congregação Israelita Paulista (CIP). Em seguida, o Rabino Michel Schlesinger ofereceu um jantar em sua casa e contou um pouco aos jovens sobre o seu trabalho com diálogo inter-religioso.

No sábado, o evento rotornou com um serviço de shacharit – um momento de oração – conduzido pela Diretora do Departamento de Juventude da CIP,  Andrea Kulikovsky, e por Uri Sternschein. Na ocasião, os jovens foram convidados a refletir e repensar algumas práticas de tefilá (reza).

A atividade prosseguiu com uma palestra do Rabino Rogério Cukierman sobre educação judaica, suas mil facetas, instrumentos e práticas – desde a mais ortodoxa até a mais reformista.

Depois do almoço, Elias Dray, Comissário Internacional dos EEIF, ministrou uma palestra sobre a história do Escotismo Judaico, dos EEIF e do Fórum Internacional de Escoteiros Judeus (IFJS).

No bloco seguinte, foram organizadas três apresentações temáticas de até 18 minutos:
Inovações na Educação Judaica, com o Rabino Cukierman;
Escotismo e Relações Internacionais, com Eduardo Matos, membro da Equipe Internacional dos Escoteiros do Brasil;
A história da Armênia e o Grupo Escoteiro Sardarabad, com a Mariana Papazian, pioneira da UEL.

Larissa de Oliveira, coordenadora da Rede de Jovens Líderes no Rio Grande do Sul, ofereceu uma oficina sobre Envolvimento Juvenil, novamente nos permitindo capacitar-nos e melhorar cada vez mais o lado escoteiro da UEL.

Depois de uma incrível havdalá, cerimônia religiosa, conduzida pelo maestro Felipe Grytz. O Rabino Ruben Sternschein ofereceu sushi para a finalização e fez algumas reflexões sobre o evento que foi incrível.

GE Avanhandava recebe 2º Encontro Internacional de Escoteiros Judeus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo