mmm


GE Avanhandava recebe 2º Encontro Internacional de Escoteiros Judeus

6 de setembro de 2018

No último fim de semana de agosto, o GE Avanhandava 4/SP sediou a segunda edição do Kumzits, o Encontro Internacional de Escoteiros Judeus.

O evento fez parte das comemorações dos 80 anos da Unidade Escoteira Local (UEL) e contou com a presença de Júlia Ribeiro, a Diretora Jovem Adjunta da Região de São Paulo.

A primeira edição do evento aconteceu em 2013. Os Escoteiros Judeus da França (EEIF) sediaram o Kumzits em comemoração aos seus 90 anos.

As atividades iniciaram com um Cabalat Shabat, uma cerimônia religiosa celebrada logo ao anoitecer de sexta-feira, na Congregação Israelita Paulista (CIP). Em seguida, o Rabino Michel Schlesinger ofereceu um jantar em sua casa e contou um pouco aos jovens sobre o seu trabalho com diálogo inter-religioso.

No sábado, o evento rotornou com um serviço de shacharit – um momento de oração – conduzido pela Diretora do Departamento de Juventude da CIP,  Andrea Kulikovsky, e por Uri Sternschein. Na ocasião, os jovens foram convidados a refletir e repensar algumas práticas de tefilá (reza).

A atividade prosseguiu com uma palestra do Rabino Rogério Cukierman sobre educação judaica, suas mil facetas, instrumentos e práticas – desde a mais ortodoxa até a mais reformista.

Depois do almoço, Elias Dray, Comissário Internacional dos EEIF, ministrou uma palestra sobre a história do Escotismo Judaico, dos EEIF e do Fórum Internacional de Escoteiros Judeus (IFJS).

No bloco seguinte, foram organizadas três apresentações temáticas de até 18 minutos:
Inovações na Educação Judaica, com o Rabino Cukierman;
Escotismo e Relações Internacionais, com Eduardo Matos, membro da Equipe Internacional dos Escoteiros do Brasil;
A história da Armênia e o Grupo Escoteiro Sardarabad, com a Mariana Papazian, pioneira da UEL.

Larissa de Oliveira, coordenadora da Rede de Jovens Líderes no Rio Grande do Sul, ofereceu uma oficina sobre Envolvimento Juvenil, novamente nos permitindo capacitar-nos e melhorar cada vez mais o lado escoteiro da UEL.

Depois de uma incrível havdalá, cerimônia religiosa, conduzida pelo maestro Felipe Grytz. O Rabino Ruben Sternschein ofereceu sushi para a finalização e fez algumas reflexões sobre o evento que foi incrível.

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Escoteiros SP will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.