CATAr de Adultos reúne voluntários em Jundiaí para fim de semana no mundo da aviação

Foto: Thais Andalaft
Por Marjorie Beatriz

Nos dias 29 e 30 de setembro de 2018, aconteceu o último CATAr
(Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar) de Adultos, na cidade de Jundiaí, aberto para pioneiros (18 a 21 anos) e adultos voluntários (a partir dos 21 anos) que estão dentro do Movimento Escoteiro.

Quatro jovens que completaram recentemente o seu CATAr II de Jovens tiveram a oportunidade de participar como equipe de apoio do curso, auxiliando tanto os cursantes como a equipe de formação.

O evento aconteceu no hangar da Solojet e na oficina da JPA, empresas que cederam o local e disponibilizaram aeronaves. O ambiente proporcionou que os cursantes mergulhassem no universo da aviação e passassem o final de semana aprendendo mais sobre tudo que envolve o tema, para que possam repassar esses conhecimentos aos jovens e a outros adultos das suas Unidades Escoteiras Locais (UELs), incentivando a busca por aprendizado.

A Voa SP intermediou as negociações em conjunto com a escola de aeronáutica EJ, que também cedeu algumas das suas aeronaves. Além delas, a ETEC da cidade disponibilizou o local para as refeições e para o pernoite.

Foto: Laura Aboud

David Beraha, de 21 anos, do Grupo Escoteiro Avanhandava 04/SP ficou sabendo do curso por conta de amigos que são da modalidade do ar e postam sobre os cursos e atividades frequentemente, sendo sempre bem avaliados. Perguntado sobre o que mais gostou ele responde: “De fato a parte que eu mais gostei foi estar envolvido por essas máquinas maravilhosas da aviação, porque não sei em que outra circunstância eu poderia ter taxiado num monomotor ou ter visto com meus próprios olhos diferentes tipos de motores lado a lado”.

Ele passa um recado aos que querem participar do curso: “É difícil de se inscrever, ter que ficar acordado até meia noite para fazer a inscrição, pagar o valor que não é pequeno, mas vale cada segundo, cada centavo. Não desista, depois desses dias você verá que valeu a pena!”.

Foto: Laura Aboud

No domingo, dia 30, Rudner Lauterjung Queiroz, um dos formadores, teve uma pequena surpresa dos que estavam no local, recebendo bolo e os parabéns pelo seu aniversário que ocorreu no dia 29 de setembro. Outro grande momento foi a entrega da Medalha de Gratidão Prata ao atual Coordenador Regional da Modalidade do Ar, Leandro Andalaft pelo trabalho que vem executando.

CATAr de Adultos reúne voluntários em Jundiaí para fim de semana no mundo da aviação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo