CATAr de Jovens reúne escoteiros em São Paulo

Foto: Ernani Napolitno

Por Marjorie Silva

No fim de semana dos dias 13 e 14 de abril, aconteceu o Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar (CATAr) de Jovens no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), localizado na capital paulista. O evento foi realizado com apoio do Grupo Escoteiro do Ar Senta a Pua 335/SP, oferecendo aos 36 cursantes das três modalidades existentes (básica, do mar e do ar) a possibilidade de conhecerem mais sobre o mundo aeronáutico e as aeronaves da Força Aérea Brasileira, como caças, helicópteros, aviões de transporte de tropas, entre outros.

Com o intuito de proporcionar aos jovens uma experiência sobre o espaço aéreo, o curso conta com escotistas, em sua maioria profissionais da área, com conhecimento sobre assuntos como mecânica aeronáutica, observação aérea, astronomia, navegação aérea, entre outros. Os jovens podem, assim, aprender sobre cada uma das áreas, conquistar especialidades e até mesmo conhecer uma nova profissão.

Beatriz Cirello tem 17 anos e faz parte do Grupo Escoteiro Tibiriçá 243/SP. Ela ficou sabendo do curso por meio de um amigo que já havia participado e lhe explicou como funcionava. “É muito mais do que técnicas sobre o ar, é uma filosofia que levarei para a vida”, comentou. A jovem, que é de um grupo da modalidade básica, afirmou: “Houve uma base que eu não sabia fazer um mísero avião de papel… O chefe [adulto voluntário] fez questão de me ensinar os vários tipos de aviões passo a passo e como fazer as modificações necessárias para cada objetivo”.


Foto: Henrique Araújo Amaral Santos

O CATAr também proporciona que os “jovens CATAr II” (participantes de CATAr I e CATAr II anteriores) atuem como equipe de apoio, ajudando dentro do evento, auxiliando os escotistas e demais jovens durante todo o fim de semana. Vinícius Mendes tem 17 anos e faz parte do Grupo Escoteiro Indaiá 235/SP, atualmente é o Assessor Jovem da Coordenação Regional da Modalidade do Ar e comenta: “Você aprende muito sendo da equipe de apoio”. Para ele, o ponto alto é ver o protagonismo juvenil na prática, já que os “jovens CATAr II” podem ajudar em bases, aplicar módulos e pensar na logística do curso.

“Agora o meu sonho de voar, a filosofia da modalidade, é ajudar os jovens perceberem o protagonismo que eles podem ter dentro da modalidade, além dos sonhos pessoais. Há mais de um ano eu não fazia ideia do mundo da modalidade do ar e hoje tenho a possibilidade de praticar o protagonismo juvenil e crescer como pessoa”. Para os que querem ter essa experiência, o próximo CATAr de Jovens acontece no mês de agosto e será divulgado no site regional.

Veja todas as fotos: https://photos.app.goo.gl/mh1XwAevtAGoYcWs5

CATAr de Jovens reúne escoteiros em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo