Celebração do Dia do Escoteiro reúne 500 pessoas em Praia Grande

Presidente da Região São Paulo, Rodrigo Ramos, marcou presença no evento que homenageou 65 jovens do 13º Distrito

Depois de dois anos de evento on-line e a homenagem de 2022 com número restrito de pessoas, a Cerimônia Mundo Melhor, realizada anualmente pelo 13º Distrito Escoteiro de São Paulo “Costa da Mata Atlântica”, voltou a acontecer em grande estilo: a sessão solene para celebrar o Dia do Escoteiro, comemorado em 23 de abril, reuniu cerca de 500 pessoas em Praia Grande, no dia 18 de abril. O evento que homenageia os jovens do distrito também contou, pela primeira vez, com a presença de um Presidente da Região São Paulo: Rodrigo Ramos de Freitas compareceu ao Palácio das Artes de Praia Grande.

Outra novidade de 2023 foi a realização de uma segunda cerimônia no litoral Sul para facilitar a participação dos membros juvenis de municípios mais distantes. Em 24 de abril, os jovens de destaque dos grupos escoteiros 322º Mata Atlântica e 509º Muralha dos Itatins, de Peruíbe, e do 506º Grupo Escoteiro Guará Vermelho, de Ilha Comprida, receberam o Diploma Mundo Melhor em um evento realizado no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Peruíbe. Cerca de 70 pessoas, incluindo a Comissária 13º Distrito, Lourdes Teijeira, e três dirigentes da equipe distrital prestigiaram a entrega.

Realizada pela primeira vez em 2015, a Cerimônia Mundo Melhor tem como objetivo homenagear os lobinhos, lobinhas, escoteiros, escoteiras, seniores, guias, pioneiros e pioneiras que se destacaram em suas seções durante o ano anterior. Em 2023, receberam o Diploma Mundo Melhor um total de 65 jovens escolhidos em Rocas de Conselho, Conselhos de Tropa e Conselhos de Clã de 15 grupos escoteiros de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Peruíbe e Ilha Comprida.

Por conta da pandemia de covid-19, em 2022, o distrito optou por aproveitar a data para homenagear os adultos voluntários acima de 70 anos que continuam trabalhando em prol do Escotismo. Na ocasião, foi instituído o troféu Mundo Melhor Mais. A honraria aos septuagenários teve continuidade em 2023 e o congratulado da vez foi o escotista Gilberto Santana dos Santos, o chefe Tatá, que ingressou ao Movimento Escoteiro em 1989 como um dos fundadores do 187º Grupo Escoteiro Tude Bastos, de Praia Grande. Mesmo depois de tantos anos vivenciando as emoções que só o Movimento Escoteiro proporciona, chefe Tatá se comoveu ao receber, de surpresa, o pequeno troféu, e com a voz embargada cumpriu a sua tarefa de convocar os presentes a renovarem a Promessa Escoteira.

Assim como o Presidente da Região, prestigiaram o evento de Praia Grande o Vereador Marcos Câmara, a Presidente do Conselho do Núcleo Bandeirante de Santos, Claudia Brazão Pereira e o Coordenador do Projeto Navega São Paulo, professor Sílvio Belo.

“Esse reconhecimento dos jovens ganha mais valor ainda principalmente por ser uma indicação dos próprios pares dos jovens, e essa premiação reflete o espírito escoteiro e o desejo de construir um mundo melhor”, afirmou o Presidente da Região, Rodrigo Ramos, que se deslocou da Grande São Paulo para a Baixada Santista em uma tarde de fortes chuvas.

Para a comissária Lourdes, mais uma vez o Dia do Escoteiro despertou várias emoções. “Como todo evento, dá trabalho, mas nossa recompensa é ver o sorriso dos jovens homenageados e o orgulho de seus pais e chefes durante a entrega, que é simbólica, apenas um certificado, mas para eles é um momento especial que fica marcado para sempre”, disse a escotista, que, em seu discurso, enfatizou a importância do trabalho de toda a coordenação distrital. “Somos uma equipe, assim como os jovens, não fazemos nada sozinhos”, completou.


Texto de: Rejane Lima

Celebração do Dia do Escoteiro reúne 500 pessoas em Praia Grande
Rolar para o topo