Cerimônias de passagem em tempos de distanciamento social

Imagem de escoteira com texto "Cerimônias durante o isolamento!"

Por Tatiana Passagem

Cerimônias de passagem em tempos de distanciamento social

Em 2020, a pandemia de COVID-19 modificou a rotina de todas as pessoas do mundo. Aulas, trabalho, lazer… nada mais é o mesmo. E claro que as atividades escoteiras não ficaram imunes a essas alterações: até o presente momento ainda precisamos fazer quase tudo online, para preservar a saúde de nossos jovens e voluntários.

Mas como manter um mínimo possível de normalidade, após tanto tempo de distanciamento social? Como manter as atividades com “cara de Escotismo”? E, sendo ainda mais específico, como fazer as cerimônias de passagem? Vem com a gente que vamos te dar algumas dicas importantes:

1 – Não deixe de fazer a passagem do jovem no prazo correto

A gente sabe que a pandemia deu um nó em todos os planejamentos e que ficou tudo bagunçado. Mas procure fazer as passagens planejadas para 2020 na data mais aproximada do que você tinha planejado. Apesar das circunstâncias, o jovem continua com o desenvolvimento emocional e intelectual característicos para a idade e não passá-lo de ramo no momento correto pode ser um motivo extra para que ele desanime de continuar as atividades na seção.

2 – Prepare algo especial para ser apresentado durante a cerimônia online

Pode ser uma apresentação de fotos, um vídeo, uma seleção de depoimentos das pessoas que foram importantes durante esse período… seja criativo! Não tente substituir a emoção que o momento presencial teria, apenas mostre para o jovem que ele é a pessoa  mais importante da ocasião e que este momento merece destaque.

3 – Não esqueça de convidar todos os envolvidos

As cerimônias de passagem contam com a presença de diretores, pais e de duas seções. Sabemos que esse novo período trouxe um conflito de agendas e que nem sempre todo mundo está disponível no horário que anteriormente estaria na sede. Portanto convide os participantes com antecedência, para que todos possam se programar e fazer os preparativos necessários.

4 – Peça a todos que participem uniformizados e mantenham suas câmeras ligadas, com postura adequada

Mesmo pela internet, a passagem é marcante e merece atenção. Além de ainda ser uma cerimônia escoteira (mesmo que adaptada para os novos tempos), o jovem que vai passar merece todo o respeito por parte dos participantes. Caso o excesso de câmeras ligadas atrapalhe a transmissão, peça que desliguem por um período (durante discursos, por exemplo), e depois que religuem novamente. Ah, nunca é demais lembrar: oriente  os participantes que forem falar para serem breves, de modo que os jovens não fiquem muito dispersos.

5 – Procure manter algo simbólico  da sua unidade escoteira  para as cerimônias de passagem;

Cada grupo escoteiro ou seção autônoma tem sua forma especial de fazer uma passagem e não tem por que não aproveitar ao menos um pouquinho disso na cerimônia virtual. Seja com uma música ou uma palma especial, incentive os jovens a fazerem parte deste momento e dê a eles uma lembrança boa de como era em sede.

Entenda todos os passos que envolvem a cerimônia no artigo Passagem de ramo: como fazer?

Por fim, lembre-se das quatro características de todas as cerimônias escoteiras:

Imagem com fundo vermelho, do lado esquerdo o texto em branco: Confira os guias dos Ramos! Do lado direito um celular preto com a tela na capa do PDF do manual Escotistas em Ação! Ramo Lobinho

Para mais informações sobre como realizar cerimônias de passagem, consulte os guias dos ramos:

Elas também estão descritas em um único lugar, no Manual de Cerimônias, disponível no sistema Meu Paxtu na seção Literaturas. 

Cerimônias de passagem em tempos de distanciamento social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo