Clipping: Escoteiros realizam atividades educativas em SP

8 de Maio de 2018

 

Publicado em: 02/05/2018
Veículo: Portal Vila Nova Conceição SP

O feriado prolongado do Dia do Trabalho deste ano começou agitado para a equipe de Escoteiros do grupo K2, aqui de Moema, bairro vizinho a Vila Nova Conceição.

No roteiro, preparado para dois dias de aventura, estavam previstas visitas na Federação Espírita, na Feira da Liberdade, na Avenida Paulista, no Prédio do Banespa e no Jardim Botânico. (Confira os melhores momentos na galeria de fotos no final do texto)Num primeiro momento, essas rotas parecem básicas e simples, mas…. os desafios são muitos, e são repletos de coisas para aprender: organização, educação, convivência em grupo e ações de cidadania. Além disso, em cada visita, as equipes tinham uma tarefa para ser desenvolvida. Trabalho esse que será apresentado em grupo.

Pesquisas, entrevistas, análises, troca de ideias… tudo isso foi trabalhado nos passeios. Ah… claro… deu tempo também de dar uma paradinha na Avenida Paulista para conhecer o que tem de novidade nos jogos!

Teve também o momento de descansar ao ar livre diante de uma paisagem tão bela como a do jardim Botânico. Ah… Mas antes era preciso cumprir a tarefa dada pelos Chefs Gabriel, Luciana e Estéfane.

“Nosso objetivo é proporcionar aos jovens o conhecimento de várias realidades. É comum visitarmos centros religiosos. Anteriormente nós fomos a um Centro Budista. Agora viemos na Federação Espírita. Ao proporcionarmos essas vivências, nossa intenção é que os jovens conheçam e respeitem todas as religiões que existem independente da fé pessoal”, explica Luciana Timoszczuk, bióloga e psicopedagoga e chef do grupo K2.

O Método Escoteiro é um sistema de progressão que tem a intenção de estimular as capacidades e interesses de cada jovem. Isso acontece através de desafios a serem superados, da vivência de aventuras, do incentivo a exploração, a realização de descobertas, a experimentar coisas novas, inventar e desenvolver a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando individualmente os limites de cada jovem.

O Grupo Escoteiro K2 – 89º/sp fica na Al. dos Jurupis, 254 – Moema. Os encontros acontecem aos sábados, a partir das 13h00.

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens