#Como foi: 1º Encontro Regional de Capacitação da Rede de Jovens Líderes SP

 

No dia 05 de junho, se realizou o tão esperado “1º Encontro de Capacitação da RNJL-SP” na Congregação Israelita Paulista, sede do GE Avanhandava 04, com a participação de 15 pioneiros e pioneiras, 6 escotistas, 2 dirigentes e 4 convidados, além do Núcleo Regional de Jovens Líderes.
Já no credenciamento e hasteamento, se instaurou um clima bastante gostoso, com os jovens líderes de fora da capital marcando sua presença! Nem eram dez horas da manhã e os participantes já estavam conhecendo melhor uns aos outros, discutindo até encontrarem algo em comum, fosse isso até mesmo suas risadas.
Nathália Lourenço e Ivan Valente deram início à primeira conversa, solicitando que fosse montado um organograma institucional dos níveis local, distrital, regional e nacional, além de pedirem para cada grupo debater e apresentar quais competências um jovem líder deve ter. Por fim, ficou notória a importância da organização em rede para conectarmos o que cada um tem a oferecer.
Começando com uma dinâmica em equipes, Thais Motta explicou sobre o Método Escoteiro e destacou que nos diferenciamos de outros movimentos pelo conceito de “aceitação da Lei e da Promessa Escoteira”. A partir disso, falou também sobre o Programa e sua aplicação, ouvindo dos presentes alguns pontos e ideias que encaixou e relacionou com tudo que abordou.
A Capacitação também contou com a presença de Ricardo Stuber, vice-presidente da Região Interamericana, que falou sobre a Visão 2023 da WOSM. Contou que é necessário valorizar e investir em mais voluntários capacitados e que o Escotismo trabalha com diversidade e inclusão, exemplificando isso com os projetos de Escotismo Amazônico e de Scouting and Soccer. Além disso, falou bastante da participação juvenil no ME e nas comunidades, refletindo sobre o papel primordial que a Rede e os jovens têm nisso, finalizando com a frase que marcou o evento: “vocês não são o futuro, são o presente! ”.
Depois de um almoço com muitas risadas e canções na Av. Paulista, o coordenador do Núcleo Regional, Daniel, desafiou os participantes a encontrarem soluções para diversos problemas que envolviam a vaquinha de cada grupo, questionando ao final se haviam pensado no que era melhor para ela ou para a produção de leite, fazendo uma analogia com nossos jovens: “será que às vezes deixamos de perguntar o que nosso Lobinho prefere? ”.
De que adianta falar de rede social sem abordar o que falar pessoalmente para a sociedade? A partir disso, Patricia Diniz trouxe uma matriz de valores e temas do Escotismo para os grupos organizarem e debaterem se concordavam com aquilo e como isso se dava na realidade. A base foi bastante profunda e motivadora, afinal o Movimento Escoteiro é para os jovens, facilitado pelos escotistas.
Já próximo do final, Nathália Lourenço fez uma dinâmica em que os participantes se misturaram e ficaram confusos, sem um líder. Após listar como deve ser tal pessoa, houve uma pequena discussão acerca do tema e uma relação com a última base no que se refere ao jovem na tomada de decisão da sua UEL.
Após inúmeros avisos, foram sorteados quatro vouchers da Loja Escoteira Regional e cada participante falou em poucas palavras o que sentiu. A Capacitação foi surpreendente, superou expectativas e contou com um ótimo acolhimento e escolha de convidados para transmitir conteúdos tão incríveis quanto eles próprios. Cada jovem líder ali fez, faz e continuará fazendo a diferença em seu meio, agora um pouco mais capacitados e integrados, mais determinados ainda para praticar e melhorar o Escotismo que todos amamos.

#Como foi: 1º Encontro Regional de Capacitação da Rede de Jovens Líderes SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo