#Como Foi : Oficina da Modalidade do Mar

 

No dia 20 de agosto, na EMEF Professora Geny Rodriguez, em Campinas, aconteceu a Oficina da Modalidade do Mar, que teve o objetivo de divulgar, as atividades e cultura da Modalidade dos Escoteiros do Mar.

Os mais de 120 convidados foram recepcionados com a cerimônia de Boys ao Portaló, em que quatro jovens fazem uma guarda de honra aos convidados e um lobinho dá o toque de presença, uma cerimônia marinheira de boas-vindas a bordo.

O Ramo Lobinho preparou uma base sobre nomenclatura de embarcações com diversos cartazes confeccionados por eles e que mostravam as partes de uma embarcação. Como decoração, maquetes de barcos, além de um bote inflável com motor de 15 HP.

Os escoteiros ficaram encarregado de preparar uma Base de Nós e Pinhas, onde os convidados tiveram a oportunidade de ver e aprender a fazer pinhas e gaxetas. Todos aprenderam a pinha de lambaz e ainda ganharam uma pequena pinha em forma de chaveiro como lembrança da atividade.

A base do Ramo Sênior foi sobre as Bandeiras da Modalidade e o Código Internacional de Sinais, além de Carta Náutica. Ali, mostraram as bandeiras em uso de um grupo escoteiro do mar e seus significados. Na base sobre apito marinheiro, os visitantes praticaram três tipos de toques: continência à Bandeira, reunir geral e boys ao Portaló. NA oficina, havia ainda um espaço com material completo de mergulho autônomo, além de fogos pirotécnicos obrigatórios em embarcação.

Já a palestra sobre a modalidade foi baseada no Curso Informativo da Modalidade do Mar e assistida no saguão por convidados, alunos, professores e diretora da escola. Todo o espaço foi decorado com temas marinheiros, como as bandeiras do Código Internacional de Sinais. Ao final foi comemorado o 4º aniversário do Grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo (SP 102).

#Como Foi : Oficina da Modalidade do Mar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo