Desfile Cívico-Militar de 09 de julho – Comemorativo ao 86º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista, que teve seu marco inicial no dia 9 de julho de 1932, tinha por objetivo derrubar o Governo Provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Durante os conflitos, diversas organizações civis, dentre as quais escoteiros de São Paulo e Minas Gerais, se mobilizaram como apoio e auxílio aos revolucionários, no envio e recepção de mensagens, socorro aos feridos, dentre outras ações pacíficas de apoio aos soldados e à população. Em vista de tão importante atuação, os escoteiros são convidados a cada ano, a participar do Desfile Cívico-Militar em Comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932.

Curiosidades

As duas principais avenidas que ligam a cidade de São Paulo de norte a sul –  Nove de Julho e 23 de Maio – tem a origem de seus nomes a partir da Revolução. Num conflito com as tropas federais no dia 23 de maio de 1932, que antecedeu a Revolução Constitucionalista, 4 estudantes foram mortos, conhecidos pela sigla MMDC.

O Obelisco, localizado no Parque Ibirapuera, maior monumento da cidade, com 72 metros de altura, é um mausoléu dos heróis de 1932. Lá estão os corpos dos estudantes mortos em 23 de maio e de mais de 600 combatentes que lutaram durante a Revolução. Projetado pelo escultor Galileo Emendabili, tudo em torno dele lembra o número 9, desde sua altura à quantidade de degraus na entrada.

? Data: 9 de julho

? Inscrição: Paxtu ADM

? Aquisição de distintivos: clique aqui

? Download: Boletim – Desfile Cívico-Militar de 09 de julho

Desfile Cívico-Militar de 09 de julho – Comemorativo ao 86º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo