Dicas para aprender a distância

imagem com um jovem em frente ao computador com o texto "Dicas para aprender a distância"

Por Jaquilene de Lima Luz

Dicas para aprender à distância

Quando aprendemos algo novo que ajuda nas nossas funções, nos sentimos muito bem, não é mesmo? Mas o aprendizado depende do compromisso individual, e precisa ser ainda maior quando estamos falando dos cursos a distância no nosso Campo Escola Virtual. O ato de se comprometer, traz que somos responsáveis pela ação, a qual decidimos realizar, e para isso, devemos ter consciência de que a aprendizagem é prioridade. 

“O momento inicial dessa tomada de decisão é muito importante. Antes de qualquer coisa, devemos, com sinceridade de intenção, identificarmos: o que pretendemos no exercício da função assumida, o que nos move nessa direção ? E, onde queremos chegar?”

Realizar um curso a distância (EaD) implica mudar o comportamento em relação ao estudo presencial e se empenhar em conhecer, compreender, pesquisar, aplicar e participar mais ativamente da construção do seu próprio conhecimento. 

Isso quer dizer que aprendemos mais em um curso a distância quando nossas atitudes são participativas e temos autonomia para usar a plataforma de aprendizagem.

Adotar o hábito de reservar algum tempo diariamente para os momentos de formação online permite que você possa participar e colaborar com os outros, e aumenta as chances de você conseguir finalizar o curso de modo satisfatório. No final das contas, aprender a melhorar seu papel como voluntário é algo que você queria, não é mesmo?

Um curso a distância traz ao aluno a possibilidade de exercitar suas próprias escolhas, tendo a oportunidade de: 

  •  Explorar seus pontos fortes;
  • Conhecer suas limitações;
  • Interagir com os demais participantes;
  • Realizar as atividades pedidas de acordo com o seu tempo e no ritmo que mais se adequa, respeitando os prazos estipulados.

Dicas importantes na hora de realizar as atividades online:

    • É importante que o cursante procure um bom local para se concentrar nas atividades, sem distrações;
    • Reserve um tempo para realizar as atividades de acordo com a sua rotina diária; 
    • Organize-se para realizar as atividades no prazo definido para cada uma delas;
    • Elabore um plano de estudo, considerando o acesso à plataforma de aprendizagem virtual, diariamente. 
    • Participe ativamente para construir uma aprendizagem significativa.

Dicas para organizar a rotina de estudos:

Conscientize-se que você está diante de uma nova possibilidade de aprendizagem, onde é o protagonista. Isso exigirá a prática de hábitos de estudo por conta própria, mas com disciplina sua meta é “aprender a aprender”.

Portanto, para ter sucesso em suas atividades a distância você deverá:

    • Estar motivado para aprender. Escolha cursos que te ajudem com o que você já faz ou irá fazer;
    •  Ter constância, perseverança e responsabilidade. Marque na sua agenda os horários e os dias para você estudar.
    •  Ter disciplina para acessar as atividades e realizá-las no prazo definido. Ele precisa estar dentro do tempo esperado pela equipe que está fazendo o curso com você, para que você possa estudar com os outros. 
    • Ser ativo no processo de aprendizagem, não ficando à espera de receber tudo dos formadores, mas buscando enriquecer seu próprio conhecimento. Aproveite as atividades, elas foram desenvolvidas para serem úteis no seu dia a dia.
    • Ser responsável pelo seu próprio desenvolvimento. Faça auto avaliações sempre, leia os feedbacks e perceba onde e no que é necessário melhorar. 

A concretização do comprometimento pessoal com seu estudo a distância é perceber que uma plataforma de aprendizagem virtual é um ambiente de aprendizagem colaborativa e não um ambiente apenas para cumprir tarefas. Utilize-o de forma adequada e consciente e tenha um bom resultado na sua formação.

Dicas para aprender a distância
Rolar para o topo