Dicas para realizar eventos online na sua UEL

Foto com lobinha de pele branca do lado esquerdo, aparece da cabeça até a altura da cintura. Usa lenço escoteiro vermelho com detalhe em amarelo e vestuário azul marinho. Segura na altura do peito, com as duas mãos, um papel aberto. Do lado direito o texto: dicas para eventos online UEL. No canto inferior direito o logo Escoteiro do Brasil São Paulo.

Por Ingrid Janaina da Silva Foresto e Caio Ferreira Bernardo

Sabemos que os eventos são o ponto alto do programa educativo, em especial quando os sonhos dos jovens podem ser realizados. Mas será que neste momento em que todos estamos falando em eventos on-line podemos realizar estes sonhos?

Você deve ter ouvido falar do 8º Jamboree Nacional, o primeiro realizado totalmente de forma on-line, e também deve se lembrar do JOTA / JOTI que acontece há anos via internet – estes são exemplos de muito sucesso para mostrar que não precisamos de fato estar presentes para que um evento seja inesquecível e surpreendente!

Apesar das inúmeras plataformas e fichas de atividades disponibilizadas para nos auxiliar neste momento, depois de quase um ano de atividades on-line, é difícil encontrar criatividade para continuar a produzir atividades progressivas, atraentes e variadas. Levando esta dificuldade em consideração e pensando que, infelizmente, a quantidade de jovens que participam ativamente das atividades se reduziu neste momento complicado que estamos vivendo, uma possível alternativa para manter o brilho nos olhos de nossos jovens e continuar com a chama do Movimento Escoteiro acesa é a realização de atividades e eventos que extrapolem os limites do grupo escoteiro e atingem mais jovens, fortalecendo e ampliando seus círculos de contato e convívio, ainda que de maneira online.

Vamos juntos então construir um caminho para que a atividade seja planejada e realizada com sucesso! Durante a organização de eventos regionais, seguimos uma receitinha, algumas etapas para que nossos eventos aconteçam – e são vários eventos! Vamos falar um pouquinho sobre elas.

Imagem com fundo branco e linha preta tracejada com curvas. Por cima da linha há oito bolas vermelhas espaçadas uma da outra. Em cada uma há um texto em preto: o objetivo do evento; quem vai entrar nessa aventura de construir uma atividade junto com você?; as ferramentas para realizar o evento; quanto o evento vai custar?; divulgação do evento e abertura de inscrições; preparativos finais/ o evento!; avaliação.

O objetivo do evento

Este é o momento de sonhar! Como todo projeto, seu evento tem que ter um objetivo bem definido, então a primeira coisa a fazer é pensar com carinho qual a proposta educativa do evento, qual seu público alvo e quantos participantes a sua atividade comporta.

Quem vai entrar nessa aventura de construir uma atividade junto com você?

Agora, mais do que nunca, é super importante que estejamos cercados de pessoas com quem possamos contar, e para preparar a atividade isso também é verdade. Fazer em conjunto é muito mais gostoso e importante para manter a motivação e dividir o trabalho, afinal, somos todos voluntários.

As ferramentas para realizar o evento

Em um evento presencial, precisamos nos preocupar com coisas como local de atividades, acomodações, entre infinitos outros detalhes. Nos eventos on-line, não temos uma estrutura física para nos preocupar, mas temos que pensar quais estruturas vamos utilizar, como ferramentas de chamadas, quizzes, organização, entre outras coisas que possamos pensar. Para te ajudar, temos uma publicação aqui no blog sobre esse tema!!

Quanto vai custar?

Embora o que indicamos é que as atividades on-line sejam gratuitas, e é este o padrão que procuramos seguir, é possível que exista algum gasto, e é muito importante termos um registro disso e avaliar de onde vai sair este dinheiro, se seria de algum aporte do grupo ou grupos participantes da atividade ou se será cobrado um valor de inscrição dos participantes.

Divulgação do evento e abertura de inscrições

Aqui não tem muito segredo! É o momento de contar para os jovens sobre a atividade, o que eles podem esperar e cativá-los para se inscreverem. Para ajudar, indicamos as fichas de atividade online produzidas pelos Escoteiros do Brasil, com diversas sugestões para trabalhar com os jovens. Além disso, temos também o site Transformar para Crescer com bastante conteúdo interessante!

Preparativos finais

Antes do evento, é muito importante que seja feita uma verificação de todo o planejamento da atividade, além de entender as necessidades específicas dos participantes. É agora que verificamos se todas as questões de diversidade, inclusão e meio ambiente do evento estão sendo atendidas. Lembre também, que apesar de online, é importante garantir as regras referentes a proteção infanto-juvenil. Exemplo: Um escotista nunca pode estar em um canal de comunicação digital (reunião online) sozinho com seus jovens! Fique ligado que você também vai encontrar um material sobre o tema aqui no Blog!

O evento!

Agora é a alegria! Vamos com um sorriso bem grande tocar nossos jovens e tentar trazer um pedacinho de sonho para eles!

Avaliação

Para finalizar, é muito importante que seja feita uma avaliação da atividade, para que possamos entender o que deu certo, o que deu errado e onde podemos melhorar, afinal, devemos aprender fazendo.

Com tudo isso, tenho certeza que vamos conseguir cativar nossos jovens e planejar atividades de uma maneira saudável, promovendo o Movimento Escoteiro e mostrando que, ainda que a distância, podemos construir um mundo melhor e seguir com este grande sonho que todos compartilhamos!

Dicas para realizar eventos online na sua UEL
Rolar para o topo