Escoteiros SP

Seja um escoteiro você também

Ferramentas para turbinar as atividades à distância

Foto com um homem em pé do lado esquerdo posicionado de lado da cabeça até a cintura. Está com a cabeça abaixada, tem cabelos curtos e grisalhos. Usa lenço escoteiro preto com detalhe amarelo e uniforme cáqui. Segura um celular com a mãos esquerda e está com a mãos direita sobre ele. Em sua frente há uma mesa e sobre ela duas folhas com dois QR Code cada. No canto superior direito o texto em branco: Turbinando as atividades à distância. No canto inferior esquerdo o logo da Escoteiros do Brasil São Paulo.

Roberta Steganha

“Se tiver o hábito de fazer as coisas com alegria, raramente encontrará situações difíceis”. Essa antiga frase do fundador do movimento faz ainda mais sentido neste novo momento em que estamos vivendo. A pandemia do Covid-19 há quase um ano vem nos obrigando a enfrentar desafios nunca antes imaginados, mas eles se tornam menos complexos à medida que sorrimos, porque conseguimos enxergar além das limitações, vemos também os pontos positivos que toda nova aventura traz.

A pandemia trouxe o distanciamento social e as atividades remotas. Para muitos parecia um obstáculo impraticável para o escotismo, afinal, ser escoteiro é fazer atividades ao ar livre e não no computador e celular. Mas, nos adaptamos a essa nova realidade, descobrimos que o importante é estar conectado com o coração dos nossos jovens e aprendemos que a tecnologia pode ajudar nessa missão.

Então, agora, que a importância da tecnologia já é consenso, e nos adaptamos a essa realidade, vamos discutir como melhorar essa experiência de atividades por meios digitais?

Nesse texto vamos mostrar alguns aplicativos que podem turbinar a experiência do seu grupo escoteiro nas atividades remotas. Iremos apresentar três ferramentas de interação que podem engajar e ao mesmo tempo facilitar o aprendizado nas atividades. Elas visam promover a troca entre o facilitador e sua audiência, além de tirar o público da passividade.

Kahoot!

A primeira ferramenta é o Kahoot! Ele é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos interativos.

Os jogos são testes de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso, que podem ser jogados por vários usuários, por meio de um navegador da web ou do aplicativo Kahoot para o seu celular (seja IOS ou Android).

Ele pode ser jogado gratuitamente, mas possui uma versão paga com mais opções de jogos. Mas, funciona perfeitamente para animar o público depois de um tempo conectado no ambiente online e promover uma competição saudável de conhecimentos gerais.

Para saber mais acesse este link.

MentiMeter

Outra ferramenta interessante é o MentiMeter. Ele consiste num site de interação que permite criar enquetes, nuvem de palavras, mural de posts, entre outros. 

Ele possui versão paga e gratuita. A grátis tem algumas limitações, como o tamanho dos projetos.. Só que é possível criar quantos projetos desejar e não tem limite de participantes, ou seja, é perfeito para termos muitos participantes na nossa atividade. Além disso, ele pode ser compartilhado por link, número ou QRCode.

O Mentimeter é ideal para fazer pesquisas com o público e saber opiniões sobre determinados assuntos, ótimo para quando vamos discutir com a alcatéia sobre o que querem fazer de atividade durante uma roca de conselho, por exemplo.

Para saber mais acesse este link.

Quizizz

E por fim, temos o Quizizz, que é uma ferramenta de game semelhante ao Kahoot!, mas um pouco mais completa, porque além do espaço de game, ela também permite mesclar apresentações de slides com perguntas em formato de jogos. 

Os jogos são testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, questões abertas, com resposta única, entre outras, que podem ser jogadas por múltiplos usuários, por meio de um navegador da web.

O Quizizz funciona bem para atividades com os jovens, mas por permitir apresentações interativas, ele é muito interessante também para os formadores usarem com os escotistas em curso, por exemplo.

Para saber mais acesse este link.

Gostou das nossas dicas? Então, hora de colocar em prática.

Ferramentas para turbinar as atividades à distância
Rolar para o topo