Balanço Consolidado 2020

NOTAS EXPLICATIVAS AO BALANÇO FINANCEIRO

Ano fiscal – 2020

Considerando a publicação do balanço financeiro nesta data, apresentamos a seguir as notas explicativas para melhor compreensão dos números apresentados.

Neste ano atípico de pandemia, com um cenário difícil de uma redução assustadora no número de associados e a queda vertiginosa dos repasses da Loja Escoteira, aliado a dificuldades no Escritório Nacional devido à migração de contabilidade terceirizada para interna,, o trabalho de gestão administrativa e financeira da instituição foi intensa; mas cuidadosa, preventiva, zelando não apenas pelo nosso patrimônio financeiro, mas especialmente pelo nosso patrimônio humano, tanto voluntário quanto profissional.

Conforme deliberado na Assembleia de 2019, envidamos esforços no sentido de encerrar adequadamente o “CNPJ 11”, que era a pessoa jurídica própria da Região, a fim de migrarmos para o “CNPJ 33”, que é a pessoa jurídica filial da UEB (Nacional). Conforme vemos pelos números, no “CNPJ 11” houve apenas saída financeira, esvaziando o caixa e, portanto, restando o valor deficitário apresentado. No “CNPJ 33”, tivemos as entradas financeiras e as saídas ordinárias, ou seja, a despesa normal da entidade. Disso resulta que, para fazer a análise completa é necessário olhar conjuntamente para os dois balanços. O
resultado do balanço consolidado foi deficitário, este déficit foi de apenas 3%, resultou em R$71.318,54 que pôde ser absorvido pelo nosso fundo de reserva emergencial que era de R$224.450,00. O saldo final da nossa entidade regional continua positivo, como era de se esperar, o que demonstra a seriedade com que foi conduzida a gestão dos recursos.

Por fim, queremos deixar aqui nossa certeza de que estamos zelando pelo nosso escotismo, administrando com austeridade, mas também com humanidade. Com olhos vigilantes nesse futuro ainda incerto, e esperançosos pelo retorno às atividades e a um “novo normal” que nos traga novamente a experiência de “fazer escotismo” e continuar nossa missão.

Diretoria Regional
Gestão 2019-2022

Acesse o documento completo:

Balanço Consolidado e DRE 2020

Balanço Consolidado 2020
Rolar para o topo