Diretor de Relações Institucionais da Região Escoteira de São Paulo participa como mentor em concurso apoiado pela Unicef

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, Artur Berberian Filho, diretor de Relações Institucionais da Região Escoteira de São Paulo, participou como mentor no concurso “Chama na solução”, da ONG de inclusão social VirAção. A ação foi voltada para jovens de periferia e em situação de vulnerabilidade inscreverem projetos de empreendedorismo, com apoio da Unicef.

Cada grupo de jovens inscreveu seu projeto concorrendo a um prêmio de capital semente, que é um tipo de financiamento em longo prazo concebido por fundos de investimento oferecido pela Unicef para iniciar seu projeto, e os grupos precisaram todos de um mentor que pudesse acompanhar, orientar e preparar o time para a apresentação do projeto para a banca julgadora.

“Chama na Solução” contava em especial com o apoio dos Escoteiros do Brasil, e foi essa informação que incentivou Artur a se inscrever como mentor. Durante o concurso, o diretor acompanhou um grupo na sede da VirAção, utilizando técnicas de design thinking para ajudá-lo a desenhar e estruturar o projeto. Ele ainda conta: “Usei o Método Escoteiro  e o sistema de patrulhas para poder ajudar os jovens a se organizarem e dividirem as tarefas da melhor forma possível”.

No último dia, os grupos apresentaram seus projetos para a banca avaliadora, composta por empreendedores sociais e profissionais das áreas da cultura e educação e também da Unicef. Dos 10 grupos, 3 foram escolhidos, dentre eles o grupo que Artur foi mentor. 

O tema do projeto deles, nomeado de Outras Literaturas, é o incentivo à leitura em escolas públicas na zona sul de São Paulo. Trata-se de uma biblioteca interativa com oficinas de contação de histórias para crianças. O projeto foi interrompido devido a necessidade de isolamento social causado pela COVID-19, seguindo as recomendações da OMS. O grupo está trabalhando em soluções online no momento.  

Diretor de Relações Institucionais da Região Escoteira de São Paulo participa como mentor em concurso apoiado pela Unicef
Rolar para o topo