Em novo formato, Cursos Avançados fazem sucesso


A partir de 2017, os cursos avançados ampliaram sua duração ao aumentar o número de dias justamente para cumprir o conteúdo necessário para capacitar os adultos voluntários a preparar atividades de qualidade e segura aos jovens escoteiros. Foram realizados três entre os meses de outubro e novembro, sendo CA Dirigente 1ª parte em 21 e 22 de outubro e 2ª parte entre 3 e 5 de novembro e CAs Lobinho e Escoteiro em 1ª parte entre 2 a 5 de novembro e 2ª parte nos dias 18 e 19 de novembro.

O CA Lobinho, o CA Escoteiro e o CA Dirigente foram realizados,  respectivamente, em Mogi Guaçu, em Araras e Centro Escoteiro Jaraguá (capital). Foram dirigidos por Mariluce Maia (Lobinho), Alexandre Banchi (Escoteiro) e Aparecido Duarte(Dirigente). Os dois primeiros tiveram duração de seis dias enquanto o de Dirigente, de cinco dias.

No Avançado do ramo escoteiro, participaram 24 escotistas de 14 grupos escoteiros de Araras, Mogi-Mirim, São João da Boa Vista, São Paulo, São Carlos, Araraquara, Vargem Grande do Sul, Itapira, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Franca, Adamantina, Marília e Cândido Mota.

Para Banchi, diretor do curso avançado escoteiro e vice-presidente dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, o CA promoveu a capacitação das competências esperadas para este nível de formação, alcançadas através de estudos em EAD (Ensino à Distância) e a aplicação e práticas promovidas com a presença de diversos formadores de nossa Região Escoteira que contribuíram para a realização e sucesso do curso.

“Foi excelente! Na avaliação final todos os participantes externaram a satisfação de terem concluído o curso avançado, no qual adquiriram as competências necessárias para aplicarem o programa educativo em suas Tropas”, comenta Banchi. “Sobre o formato de seis dias, mostrou que foi eficaz pois foram dispostos diversas formas de aprendizado do conteúdo do curso de maneira equilibrada e suficiente para o propósito da formação necessária que desejamos de um escotista.”

No Avançado do ramo lobinho participaram 31 escotistas de 20 grupos escoteiros de Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Pinhal, São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul, Itobi, Olímpia, São Paulo entre outras cidades. O curso foi realizado na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, em Mogi Guaçu.

Segundo o comissário Juliano Arcuri, do 27º Distrito Escoteiro Impisa, a realização do CA no interior favoreceu e facilitou escotistas do distrito sede e dos próximos. “A iniciativa de tirar os Cursos Avançados do Centro Escoteiro foi muito válida para favorecer a participação”, disse o comissário.

“Todos os cursantes adoraram”, avalia Mariluce Maia, diretora do CA Lobinho. “Houve alegria, participação, empolgação e principalmente evolução dos escotistas no transcorrer dos dias. Havia muita criatividade e posicionamentos interessantes”, completa.

O CA Dirigente reuniu 25 participantes, que gostaram do aprendizado no curso com duração de mais um dia e, em especial, da unidade de primeiros socorros. “Para alguns, o tema deveria ser abordado em outros cursos também”, comenta Aparecido Duarte, diretor do CA Dirigente e profissional escoteiro de Gestão de Adultos no Escritório Regional de São Paulo.


 

Em novo formato, Cursos Avançados fazem sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo