mmm


Coordenação Mundo Melhor realiza Encontro Regional com ação social em escola de Cotia

28 de maio de 2019

No dia 19 de maio, domingo, a cidade de Cotia recebeu o Encontro Regional da coordenação Mundo Melhor, novo projeto dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo. A sede do evento foi a Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Camilo, que recebeu uma ação de pintura de brincadeiras de rua, com o intuito de oferecer mais espaços lúdicos aos alunos de 5 a 12 anos de idade.

A ideia foi deixar o local em uma situação melhor do que foi encontrado, a exemplo do que a coordenação Mundo Melhor pretende promover daqui para frente em várias outras comunidades. 

Com participação de cerca de 35 pessoas, entre escoteiros e colaboradores, o encontro teve como objetivo a nomeação dos coordenadores e adjuntos de cada equipe, a definição do plano de ação 2019 – 2021, o alinhamento das equipes Escoteiros do Mundo, Diversidade e Inclusão, Mensageiros da Paz, Meio Ambiente e Vida Saudável e também nomeação de seus coordenadores e adjuntos. Foram representados grupos escoteiros da capital paulista e de cidades da região metropolitana e do interior, como Santos, São Bernardo do Campo e Assis.

Segundo Giuliano Di Trovo, um dos integrantes da Equipe Escoteiros do Mundo, “foi uma alegria ser selecionado para fazer parte da Coordenação Regional do Mundo Melhor, sem contar o fato do interior ser representado na Região SP. Isso mostra também a preocupação com a expansão do Movimento Escoteiro”. Giuliano ainda salientou: “As dinâmicas e os diálogos realizados foram importantes para a reflexão acerca do que queremos para o mundo, de como os escoteiros podem contribuir para a busca de um Mundo Melhor e quais ações devemos e podemos ter para auxiliar nessa construção”.

O encontro contou com a presença dos membros das equipes, bem como do coordenador da pasta Mundo Melhor, Altamiro Vilhena, e da coordenadora adjunta, Maria Cecília Gatti. A vice-presidente da região Escoteira SP, Beatriz Reali, também prestigiou o evento, assim como William Bonalume (Ogro), coordenador da equipe Mundo Melhor a nível nacional. 

Pintura na escola

A pintura da área externa da escola foi a primeira atividade voluntária realizada em conjunto com todos os presentes no encontro. Com a ajuda de Bianca Benevides, do Grupo Escoteiro Raposo Tavares 254/SP, foram feitos rascunhos de brincadeiras de rua, como Amarelinha e a Toca do Coelho. Ao final do dia, três jogos infantis deram cor ao pátio da escola, que antes só tinha o cinza do asfalto como cenário.

A ação de pintura também contribuiu para que mais pessoas conhecessem o Movimento Escoteiro, como é o caso da diretora da instituição, Rosely Queiroz, que logo quis saber mais sobre os grupos escoteiros mais próximos do bairro e sobre as atividades desenvolvidas com os jovens.

Fotos: Caio Conce | Veja todas aqui 

► Quer entender mais sobre a nova coordenação Mundo Melhor? Assista a Conversa Temática que tratou do assunto na Casa do Escoteiro.

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens