mmm


Escoteiros aprendem técnicas aeronáuticas no CATAr, em Sorocaba

31 de julho de 2018

No último final de semana (28 e 29 de julho) aconteceu em Sorocaba o Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar (CATAr) para jovens do Movimento Escoteiro. Os participantes eram escoteiros e seniores, entre 13 e 17 anos, de 18 grupos escoteiros provenientes das cidades de Jundiaí, Campinas, Santo Amaro, São Paulo, São José dos Campos, Bragança Paulista, Lorena, São Vicente e Sorocaba.

Com o objetivo de oferecer uma riqueza de conhecimentos técnicos aeronáuticos aos jovens, foram ministradas palestras teóricas e a também formas de aplicação prática, capacitando-os para falar e compreender a linguagem aeronáutica.

Dentro destes parâmetros, é necessário considerar uma ênfase nas histórias dos pioneiros e líderes da aviação (como exposto no livro Escotismo para Rapazes), e uma ênfase no aeromodelismo, de forma a permitir o desenvolvimento técnico desta atividade pelos jovens em suas seções.

Como única unidade escoteira do ar de Sorocaba e região, o Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo 261/SP, sediado na Av. Santos Dumont, 1285 – Vila Angélica, foi o anfitrião deste evento. Além das unidades didáticas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e um pouco do belo trabalho desenvolvido pela Base de Radiopatrulha Aérea, contando com o inestimável apoio do Aeroclube de Sorocaba, da Empresa Master Serviços Aeronáuticos para instruções nas aeronaves de sua oficina, a Guarda Civil de Sorocaba com a logística de alojamento e a Polícia Militar na segurança com os patrulhamentos preventivos.

Um dos pontos altos do evento foram as experiências práticas de lançamento de aeromodelos e foguetes de pressão confeccionados pelos jovens.

O coordenador da Modalidade do Ar no estado de São Paulo, Leandro Andalaft, e sua equipe de escotistas dedicam-se em compartilhar voluntariamente seus conhecimentos na área da aviação, engenharia, astronomia, meteorologia entre outros, adquiridos tanto com a experiência profissional como pela paixão ao desejo de voar que fascina a humanidade desde tempos mais remotos.

 

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Escoteiros SP will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.