Escoteiros aprendem técnicas aeronáuticas no CATAr, em Sorocaba

No último final de semana (28 e 29 de julho) aconteceu em Sorocaba o Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar (CATAr) para jovens do Movimento Escoteiro. Os participantes eram escoteiros e seniores, entre 13 e 17 anos, de 18 grupos escoteiros provenientes das cidades de Jundiaí, Campinas, Santo Amaro, São Paulo, São José dos Campos, Bragança Paulista, Lorena, São Vicente e Sorocaba.

Com o objetivo de oferecer uma riqueza de conhecimentos técnicos aeronáuticos aos jovens, foram ministradas palestras teóricas e a também formas de aplicação prática, capacitando-os para falar e compreender a linguagem aeronáutica.

Dentro destes parâmetros, é necessário considerar uma ênfase nas histórias dos pioneiros e líderes da aviação (como exposto no livro Escotismo para Rapazes), e uma ênfase no aeromodelismo, de forma a permitir o desenvolvimento técnico desta atividade pelos jovens em suas seções.

Como única unidade escoteira do ar de Sorocaba e região, o Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo 261/SP, sediado na Av. Santos Dumont, 1285 – Vila Angélica, foi o anfitrião deste evento. Além das unidades didáticas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e um pouco do belo trabalho desenvolvido pela Base de Radiopatrulha Aérea, contando com o inestimável apoio do Aeroclube de Sorocaba, da Empresa Master Serviços Aeronáuticos para instruções nas aeronaves de sua oficina, a Guarda Civil de Sorocaba com a logística de alojamento e a Polícia Militar na segurança com os patrulhamentos preventivos.

Um dos pontos altos do evento foram as experiências práticas de lançamento de aeromodelos e foguetes de pressão confeccionados pelos jovens.

O coordenador da Modalidade do Ar no estado de São Paulo, Leandro Andalaft, e sua equipe de escotistas dedicam-se em compartilhar voluntariamente seus conhecimentos na área da aviação, engenharia, astronomia, meteorologia entre outros, adquiridos tanto com a experiência profissional como pela paixão ao desejo de voar que fascina a humanidade desde tempos mais remotos.

 

Escoteiros aprendem técnicas aeronáuticas no CATAr, em Sorocaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo