Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo recebem Medalhas Aldo Chioratto e Gov. Pedro de Toledo

No último dia 30 de novembro, no Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 (Obelisco do Ibirapuera), foi outorgada, pela Sociedade de Veteranos de 32-MMDC, a Medalha “Aldo Chioratto” aos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, como instituição, e aos Diretores Regionais Presidente, Jabs Costa, e de Relações Institucionais, Rodrigo Caires.

A Medalha “Aldo Chioratto”, evocativa à participação dos Escoteiros do Brasil na Revolução Constitucionalista de 1932, instituída pelo Núcleo M.M.D.C – Atibaia “Soldado Bento Soares”, foi oficializada pelo Decreto Estadual nº. 62. 809, de 25 de agosto de 2017 e outorgada pela primeira vez na solenidade realizada no dia 30 de novembro de 2018. 

A referida Medalha “tem por objetivo galardoar personalidades civis, eclesiásticas e militares, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em especial os Escoteiros de todos os Grupos do País que contribuam para o engrandecimento deste Núcleo, ou prestem relevantes serviços à gente de Atibaia, de São Paulo e do Brasil e que sejam merecedores de especial distinção.”.  

“Aos pés do obelisco, onde sepultados estão nossos heróis paulistas, receber a medalha ‘Aldo Chioratto’, em frente à câmara em que jazem os restos mortais daquele que se tornou, para nós, um símbolo do serviço ao próximo, certamente foi a honraria da mais alta relevância de minha vida”, declarou Rodrigo Caires, diretor regional de Relações Institucionais. 

Jabs Costa, Diretor Presidente Regional, por sua vez, afirmou: “Aldo Chioratto morreu atendendo o dever dele de escoteiro de transportar uma mensagem. Ele nos mostra que os escoteiros podem sim ser úteis à sociedade mesmo antes de completar a idade adulta”, enfatizando que o trabalho de desenvolver cidadãos já é realizado pelo Movimento Escoteiro há mais de 100 anos. 

“Como presidente da instituição, representando todos os escoteiros do estado de São Paulo, eu sou o sucessor do Aldo no que diz respeito à gente continuar fazendo esse trabalho com a sociedade”, disse ele. 

Já no dia 5 de dezembro, no mesmo local, foi outorgada, também pela Sociedade de Veteranos de 32-MMDC, a Medalha “Governador Pedro de Toledo” aos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo enquanto entidade por seus méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao culto da Epopéia Cívica de 9 de Julho de 1932, atendendo ao disposto no Decreto Estadual nº. 814, de 26 de dezembro de 1972 que oficializou a referida medalha.

Recentemente, a parceria entre a Região Escoteira de São Paulo e a Sociedade de Veteranos de 32-MMDC foi reforçada pela filiação dos Escoteiros do Brasil –  Região de São Paulo, como pessoa jurídica, à Sociedade de Veteranos, em novembro deste ano. 

Fotos: Thiago Bueno e Raphael Raiza

Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo recebem Medalhas Aldo Chioratto e Gov. Pedro de Toledo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo