Escoteiros e outras organizações debatem voluntariado em evento da APAE

6 de agosto de 2018

No dia 12 de junho, a APAE de São Paulo realizou um Encontro de Organizações com Números Expressivos de Voluntários. Foi uma manhã de discussões na cidade de São Paulo na qual participaram os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, representados por Aparecido Duarte, analista de Gestão de Adultos do Escritório Regional.

O evento debateu formas de criar oportunidades para o voluntariado, como mobilizá-los, como realizar avaliações e fidelizar as pessoas que doam seu tempo, entre outros temas. Foram cerca de 35 participantes de organizações como Cruz Vermelha, Graac, Teto e Movimento Bandeirante.

Os desafios das organizações que atuam com voluntariado são muito parecidos. Entre eles, está a retenção dos voluntários por mais tempo. As soluções encontradas por cada uma variam, como políticas internas de valorização que são adotadas por algumas. No Escotismo, por exemplo, há um sistema de reconhecimento por meio de condecorações e outras instituições utilizam práticas análogas.

Outra ação muito comum é a valoração das horas trabalhadas dos voluntários, que indicam quanto seria necessário investir caso não houvesse pessoas engajadas nas causas, doando seu tempo, conhecimento e força de trabalho.

Veja o relatório final gerado após o evento.

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens