Escoteiros fazem esclarecimentos sobre Febre Amarela

Febre amarela

No município de São Paulo, não há transmissão de Febre Amarela urbana. No Brasil, não há ocorrência de febre amarela urbana desde de 1942. Não há casos de Febre Amarela em humanos. A Secretaria Municipal da Saúde/COVISA, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, vem realizando ações de intensificação da vacinação nessa região do município.

As localidades afetadas pela ocorrência de Epizootias em Primatas Não Humanos no Estado de São Paulo distribuem-se em municípios localizados. É imprescindível que as pessoas que residam ou frequentam ambientes florestais nestas áreas estejam imunizadas para o vírus da Febre Amarela.

Tendo em vista esta orientação, reforçamos a necessidade que todos aqueles que se desloquem para áreas de risco (matas e ambientes florestas), dentro e fora do Estado e moradores da zona norte da cidade de São Paulo, que estejam imunizadas para o vírus da Febre Amarela.

? Postos de vacinação na Cidade de São Paulo

 

Unidades para Ação de Vacinação – CRS – NORTE

Unidades para Ação de Vacinação – CRS – SUL

Unidades para Ação de Vacinação – CRS – OESTE

Comunicação Oficial Sobre a Febre Amarela (18.01.2018)

 

areas vacinacao febre amarela


AVISOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS:

1) Verifique se sua carteira de vacinação está em dia para febre amarela;

2) Procure orientações sobre a vacinação e imunize-se nos postos de saúde da sua região;

3) Faixa etária preconizada: dos 9 meses a 60 anos;

4) Embora seja um evento raro, a vacina pode gerar reações adversas e é contraindicada para pessoas alérgicas a proteínas presentes no ovo, gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças até seis meses de idade e outras situações que necessitam de avaliação entre risco-benefício, como idosos que nunca foram vacinados;

5) Depois de vacinado, a imunização efetiva ocorre em 10 dias;

6) Em algumas localidades no estado de São Paulo, é oferecida a vacina fracionada. Também há lugares onde há vacinação com dose padrão. Siga corretamente a orientação da Unidade de Saúde para manter-se protegido.

7) Não ofereça alimentos ou se aproxime de grupos de macacos; Não os maltratem. Eles não transmitem febre amarela.

8) Ao entrar na mata ou caminhar nas suas bordas, utilizar preferencialmente camisas de manga longa e repelentes, caso não possua histórico de alergia a estes produtos.

Fonte: Divisão de Zoonoses-CVE; Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”;
Coordenadoria de Controle de Doenças; Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


 

ORIENTAÇÕES DO ESCRITÓRIO NACIONAL E FACEBOOK DA COORDENAÇÃO

 


QUEM DEVE SE VACINAR CONTRA FEBRE AMARELA?

• pessoas com viagem para áreas de risco de transmissão (Brasil) ou Estado de São Paulo (10 dias antes da viagem).

Quem não pode tomar a vacina:

• Crianças menores de 9 meses de idade.
• Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.
• Pacientes com neoplasia (câncer).
• Pacientes infectados pelo HIV.
• Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides,
quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).
• Pacientes submetidos a transplante de órgãos.
• Gestantes*.
*Gestantes, independentemente do estado vacinal, a vacinação está contraindicada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação. Mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses de idade, a vacinação não está indicada, devendo ser adiada até a criança completar 6 meses de idade. Caso tenham recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso por 28 dias após a vacinação. Pessoas com 60 anos e mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem ser vacinados após avaliação do serviço de saúde.

Fonte: Prefeitura de São Paulo


FEBRE AMARELA – Perguntas frequentes!

1) Qual é a diferença entre a Febre Amarela Silvestre e Febre Amarela Urbana?

A diferença entre elas é o vetor. Na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue e na mata, os mosquitos são dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

2) Como a Febre Amarela Silvestre é transmitida?

A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.

3) O vírus é transmitido por macacos?

Não. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações. O inseto infecta tanto humanos quanto os macacos. Como se prevenir da Febre Amarela Silvestre A vacinação é a principal medida de prevenção.

4) Quem deve se vacinar?

A vacina é recomendada para moradores ou pessoas que se deslocam para área com circulação do vírus no Brasil e aos viajantes para os países com risco de transmissão de Febre Amarela. No Município de São Paulo é recomendada para pessoas residentes dos bairros próximos ao Horto Florestal e Parque Anhanguera.

5) Onde posso tomar a vacina?

Para viajantes: nas UBS de referência, localizadas em todas as regiões do município e nos ambulatórios dos viajantes dos CRIE, para os que irão viajar. Para moradores da Zona Norte de São Paulo: nas UBS de intensificação de vacinação da Febre Amarela próximas à sua residência.

6) Quantas doses da vacina de FA é preciso tomar?

A dose é única e confere imunidade para toda a vida, a partir dos 9 meses de idade.

7) Quem não pode tomar a vacina e/ou que tem restrições que precisam ser avaliadas?

• Crianças menores de 9 meses
• Gestantes
• Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses*
• Pessoas com câncer em uso de quimioterapia e/ou radioterapia
• Transplantados de órgãos sólidos e/ou medula óssea
• Uso de corticóide com dose imunossupressora
• HIV e qualquer doença imunossupressora
• Medicamentos imunossupressores
• Miastenia Gravis
• Doenças do Timo
• Lúpus
• Doença de Addison
• Artrite reumatóide
• Alergia grave ao ovo e derivados da galinha
*Mulheres que estão amamentando bebês com até 6 meses de idade e que residem ou circulam em área de recomendação da vacina contra a febre amarela, se houver a indicação da vacinação da mãe, o aleitamento deve ser interrompido por 10 dias. Essas mulheres devem procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento a fim de manter a produção do leite materno. A mãe pode fazer a ordenha do leite, antes da aplicar a vacina, mantendo congelado por 28 dias em freezer ou congelador.

8) Posso apresentar reação após a aplicação da vacina?

Sim. A reação mais frequente é a dor no local de aplicação, que tem intensidade leve e moderada e pode durar 1 ou 2 dias. Outras manifestações, que são consideradas sem gravidade, são febre com duração de até 7 dias, dor de cabeça e dor no corpo. Essa é uma vacina das mais seguras e eficazes, entretanto, raramente reações graves tem sido notificadas.

9) Após a infecção pelo vírus, quanto tempo leva para a doença ficar aparente (iniciar os sintomas)?

Em média de três a seis dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas pode levar até 15 dias para o surgimento dos primeiros sintomas.

10) Quais são os sintomas da doença?

• febre de início súbito
• calafrios
• dor de cabeça
• dores nas costas
• dores no corpo em geral
• náuseas, vômitos
• fadiga
• fraqueza
• icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos)
• sangramentos

11) O que devo fazer se apresentar os sintomas?

Procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem ou deslocamento para área de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas.

12) Como é o tratamento para febre amarela?

Paciente deve procurar atendimento médico imediato. O tratamento é sintomático, com repouso e com hidratação. Nas formas graves, o paciente pode necessitar de Unidade de Terapia Intensiva. Salicilatos devem ser evitados (ex. AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de hemorragias.

13) Quais são as áreas de risco no MSP?

Locais de matas onde foi identificada a circulação do vírus. No Município de São Paulo, os bairros próximos ao local onde foi confirmado o macaco positivo para Febre Amarela. (Horto Florestal).

14) Que época do ano a doença é mais comumente registrada?

Estudos têm demonstrado que a doença ocorre com maior freqüência nos meses de dezembro a maio. Esta é a estação das chuvas, quando há um aumento das populações de mosquitos, favorecendo a circulação do vírus.

15) Qualquer pessoa está em risco de contrair febre amarela silvestre?

Sim. Qualquer pessoa não vacinada, independentemente da idade ou sexo, que reside ou viaja para áreas de risco.

16) A febre amarela silvestre é contagiosa?

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa e nem entre animais e pessoas. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

17) Há registros de pacientes em São Paulo capital?

No Município de São Paulo, não há transmissão da Febre Amarela em humanos.


ATENÇÃO! Outros cuidados!

Para pessoas não vacinadas contra a Febre Amarela ou que se vacinaram há menos de 10 dias, se precisarem visitar e circular nas áreas situadas no entorno (500 metros) dos Parques Anhanguera, Horto Florestal e Cantareira, recomenda-se o uso de repelentes, seguindo as instruções do fabricante, conforme o rótulo do produto. O uso de repelentes também é indicado para os residentes dessas áreas que foram vacinados há menos de 10 dias, pois a vacina confere imunidade após esse período, bem como para pessoas que têm contraindicação para uso da vacina. No caso de crianças pequenas, cobrir berços e carrinhos com mosqueteiro.

Fonte: Divisão de Vigilância Epidemiológica/ DVE/COVISA

Coordenação de Saúde
Escoteiros do Brasil – Região São Paulo

Escoteiros fazem esclarecimentos sobre Febre Amarela
Rolar para o topo