Escoteiros marcam presença na feira USP e as Profissões

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Cientec – USP) recebeu a feira USP e as Profissões. Nela, são apresentados anualmente todos os cursos de graduação oferecidos pela universidade para milhares de jovens que estão escolhendo qual carreira seguir. Os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo marcaram presença na feira com um estande de Radioescotismo.

Essa participação se deu em função de o parque ser também o Centro Escoteiro Cientec. Júlio Cesar Klafke, voluntário do parque e prefeito do Centro Escoteiro, foi o responsável pelo espaço obtido. “Nosso objetivo era divulgar o Movimento aos jovens que visitam o evento, principalmente na faixa etária de seniores, guia e pioneiros”. Consequentemente, outra intenção era também divulgar a feira entre os escoteiros.

Os resultados da ação surpreenderam: só nos dois primeiros dias, o estande recebeu cerca de 600 visitantes. Júlio conta que após a chegada de jovens escoteiros uniformizados para ajudar, o público aumentou. Além de fazerem demonstrações de Radioescotismo, realizaram também alguns jogos escoteiros.

“Através do rádio, a gente divulgou a feira e o Movimento pra centenas de estações, inclusive no exterior”, afirmou Júlio. O equipamento utilizado era do escotista Vagner Souza (PY2CDR), radioamador Classe A do GE Piratinis 95/SP. O sênior Matheus Silva Fornel, do GE Umuarama 81/SP, foi um dos que ajudou a operar a estação.

“No sábado, como o tempo havia melhorado, montamos um telescópio para observação do sol”, disse Júlio. Segundo ele, a fila formada tinha mais de 800 pessoas. O estande também foi visitado por jovens e voluntários escoteiros de diversos locais do estado que passavam pela feira.

Além disso, professores se interessaram pelo Escotismo, com intenção de levar o movimento para dentro de suas escolas, promover palestras ou entender melhor sobre o Programa Educativo e o Método Escoteiro. 

Para o próximo ano, a ideia é simular dois campos de patrulha, e suas respectivas montagens, com comunicação via rádio entre cada um. 

Escoteiros marcam presença na feira USP e as Profissões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo