Escoteiros participam do Desfile Cívico de 9 de julho no Ibirapuera

O dia 9 de julho foi marcado, mais uma vez, pelo Desfile Cívico de 9 de julho. O 90º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 contou com a presença significativa dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo.  Estiveram presentes cerca de 914 associados de 47 unidades escoteiras, entre lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros, escotistas e dirigentes. O desfile ocorreu nos arredores do Parque do Ibirapuera  (São Paulo/SP), em frente ao Obelisco.

Os escoteiros tiveram participação na Revolução Constitucionalista de 1932, não só na capital de São Paulo, como na zona de guerra no Vale do Paraíba, com os rovers da Boy Scouts Paulistas servindo de enfermeiros, motoristas e sapadores. Nas cidades, a atuação também foi destacada como entregadores de correspondência, especialmente as vindas do fronte de batalha. Neste trabalho, dois jovens deram suas vidas: Aldo Chioratto, em Campinas/SP, cujos despojos estão no Obelisco, vitimado por bombardeios da Aviação Federal, e João Gama Junior, em São Paulo/SP, vitimado em um acidente de bonde.

Para o Diretor-Presidente Rodrigo Ramos, “Essa data tem grande significado aos paulistas e aos escoteiros da região de São Paulo, pois lembra sempre que a construção de um mundo melhor exige dedicação e perseverança, e nesse desfile, após 2 anos de pandemia, mostra que estamos vindo mais fortes do que nunca, para termos mais escoteiros em nossa sociedade”.

Após o Desfile, os membros da Diretoria Regional de São Paulo, fizeram questão de cumprimentar os participantes do evento e parabenizar pelo desfile em caminhada pelos arredores do parque, reforçando o compromisso de estarem próximos aos associados nesta gestão.

Outorga da Medalha Constitucionalista

Rodrigo Ramos,, foi agraciado com a Medalha Constitucionalista. A condecoração tem sido entregue todos os anos a um representante do nível regional dos Escoteiros do Brasil- Região São Paulo, em reconhecimento à instituição.

Segundo o DECRETO Nº 29.896, DE 10 DE MAIO DE 1989 :

Artigo 1.º – A Medalha Constitucionalista será outorgada pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, nos termos deste Regulamento e se destina a galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e relevantes serviços prestados ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932 se tenham tornado dignas de especial distinção.
Artigo 2.º – A medalha é um resplendor canelado de prata, de trinta e seis milímetros de diâmetro, carregado ao centro, no anverso, de um disco, trazendo no campo o emblema da Campanha do Ouro Para o Bem de São Paulo e na orla a divisa “Pela Lei – Pela Grei”, no reverso, no campo, o contorno geográfico do Brasil, tendo brocante um capacete e na orla, os dizeres: “Sociedade Veteranos de 32 – MMDC – 9 de Julho”. Será pendente de fita com dezenove listas iguais em largura, sendo treze ao centro, sete pretas e seis brancas, alternadas, ladeadas de uma vermelha, uma amarela e uma verde, para compreender a largura total de trinta e cinco milímetros.

Todas as fotos em: https://photos.app.goo.gl/2bNB6DpyEBwTxTzM9


Fotos de: Francisco Lima

Escoteiros participam do Desfile Cívico de 9 de julho no Ibirapuera
Rolar para o topo