Escotistas participam do “Pensando Diversidades”


No sábado dia 26 de agosto aconteceu o “Pensando Diversidades”, organizado pelo Núcleo Regional de Jovens Líderes em apoio do Centro de Cidadania LGBT – Arouche. A atividade foi facilitada pela Coordenação do Grupo de Trabalho da Cartilha Diversidades, elaborada por pioneiros, dirigentes e escotistas voluntários dos Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, e proporcionou a experimentação de suas atividades.

A construção da cartilha foi baseada em conteúdos e fontes de informações oficiais para as famílias, escotistas e, principalmente, para os jovens. A ideia é aplicar atividades que possam ser construtivas de forma que escotistas, dirigentes e as próprias famílias busquem cada vez mais capacitação quando o assunto é diversidade e que ao mesmo tempo o jovem possa se sentir acolhido por sua Unidade Escoteira Local e que compreenda que não é preciso seguir padrões instituídos socialmente. São até oito atividades por ramo, que começam ambientando os participantes e criam uma conexão entre eles.

Uma breve discussão sobre “o que te estimulou a vir hoje?” fez com que as pessoas dessem exemplos e experiências vividas sobre casos onde houve negligência ou discriminação de pautas sobre diversidade nos grupos escoteiros e demais âmbitos da sociedade. Dois vídeos foram exibidos para introduzir os assuntos a serem abordados.

Durante a condução do “Pensando Diversidades”, todos foram desafiados a tentar se colocar no lugar dos jovens de cada Ramo e, dessa forma, foram aplicadas atividades informativas e de impacto.

Logo após as atividades, o Centro apresentou como é feito o trabalho com o público LGBT. Oferecem atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação. Prestação de apoio jurídico, psicológico e de serviço social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações.

Por fim, foi questionado o que os funcionários do Centro de Cidadania LGBT esperam do Movimento Escoteiro, o que foi respondido com um elogio à Cartilha e um pedido de mais iniciativas como essa. Os participantes manifestaram sua vontade de realizar mais parcerias com o Centro, cuja coordenação convida a todos a participarem de algumas atividades, como assistir a filmes de temática LGBT às segundas. Você confere mais informações na página oficial do Facebook do Centro de Cidadania LGBT – Arouche.

Em breve a Cartilha Diversidades será publicada, então acompanhe as páginas Escoteiros SP e Rede de Jovens – SP e fique por dentro!

Escotistas participam do “Pensando Diversidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo