Escultura celebra o Dia do Escoteiro na cidade de São Paulo

As comemorações do Mês do Escoteiro iniciaram no dia 13 de abril na capital paulista. Os escoteiros foram homenageados em Sessão Solene que aconteceu extraordinariamente no Centro Esportivo Tietê, por iniciativa do vereador Gilson Barreto.

Na ocasião foi inaugurada, no jardim do centro esportivo, a estátua “O Escoteiro”, um fragmento do Monumento a Olavo Bilac que existia na atual Praça Marechal Cordeiro de Farias, no bairro de Higienópolis, região central da cidade. O jornalista e escritor Olavo Bilac foi um grande incentivador do Escotismo no Brasil, por isso “O Escoteiro” fazia parte do monumento construído em sua homenagem.

A obra do escultor William Zadig havia sido removida na década de 1930 de seu local original. Após residir por muitos anos em um depósito municipal, foi transferida para o novo local graças a um projeto dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, idealizado em 2010/2011 por Benedito Antonio Pilli Junior e Paulo Silva Nhemetz, e que contou para sua efetivação com o apoio parlamentar do vereador Gilson Barreto, do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura na restauração da obra e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, que resolveu por acolher a estátua no Centro Esportivo Tietê, devido sua importância para o Escotismo no município.

Escoteiros de diversas Unidades Escoteiras da capital e também da Grande São Paulo prestigiaram o evento, quando também foi entregue uma placa comemorativa aos Escoteiros do Brasil. Anualmente o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado em 23 de abril, é celebrado pela Câmara Municipal de São Paulo e faz parte do Calendário Oficial da cidade.  Neste ano, representando a Diretoria Regional na Sessão, estiveram presentes o Diretor Financeiro Sergio Correa e o Diretor Adjunto de Relações Institucionais Luiz Ferrarezi.

Confira a matéria feita pela TV Câmara de SP sobre o evento!

Fotos: Thiago Bueno

Escultura celebra o Dia do Escoteiro na cidade de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo