GE do Ar Albino Bueno de Camargo recebe o Certificado Amigo da Defesa Civil

No dia 06 de outubro, a Alcateia Pantera do Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo 261/SP recebeu a visita dos personagens Curuca e Prudêncio Bergamo para um bate-papo sobre a Defesa Civil.

O projeto pioneiro desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba tem o objetivo de levar às escolas a cultura de Defesa Civil numa linguagem lúdica. No teatro de fantoches, Curuca é um jovem de 9 anos que gosta de nadar na enchente e soltar pipa com cerol; Prudêncio, como o nome diz, é prudente e ensina os princípios de prevenção e proteção: focos do trabalho de Defesa Civil.

Cássia Dutra, agente de Defesa Civil, destacou que “muitas informações que o projeto visa transmitir, os jovens da alcateia já conheciam, como as situações de raio e enchente. Teve um jovem que até falou da leptospirose”, ao comentar a experiência de apresentar o projeto para jovens do Movimento Escoteiro.

O lobinho Raul Lourenço contou entusiasmado o que aprendeu sobre mitigação “que é diminuir os problemas, por exemplo, quando acontece um desastre, a Defesa Civil tenta ajudar para que as pessoas não sofram tanto”.

Enquanto os lobinhos interagiam com os fantoches, ocorria a palestra do Coordenador Operacional da Defesa Civil de Sorocaba, Ângelo Bergamo, para os escoteiros, sêniores e pioneiros. Com foco na Operação Verão, que monitora os índices pluviométricos, Ângelo apresentou as áreas de risco na cidade de Sorocaba e interagiu com os jovens sobre o trabalho do dia a dia dos agentes e o que fazer em caso de risco de desastre.

Para o Coordenador Operacional, é importante passar as informações para os jovens nas escolas e, agora, nos Grupos Escoteiros “não para que a criança tome atitude, mas ela vai ampliar e explicar para os pais, tios e avós para termos uma união de todos e todos participemos da Defesa Civil”.

Cláudio Lara, presidente do Grupo Escoteiro, conta que a ideia da atividade com a Defesa Civil surgiu no CATAr de Jovens, quando “as instalações da Guarda Civil Municipal foram utilizadas como apoio”. 

No final da atividade, o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba, Jeferson Gonzaga, entregou o Certificado de Amigo da Defesa Civil ao Grupo Escoteiro. Em discurso emocionado, exaltou a parceria que o Grupo Escoteiro e a Defesa Civil têm firmado, destacando estar invejoso dos jovens porque não teve oportunidade de ser escoteiro em sua infância e que se sente “realizado quando tem a oportunidade de, como gestor de políticas públicas, permitir que as crianças e adolescentes tenham a noção da importância desse ato de cidadania junto à Defesa Civil”.


GE do Ar Albino Bueno de Camargo recebe o Certificado Amigo da Defesa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo