GE do Ar Jahú realiza torneio beneficente de aviões de papel

O Grupo Escoteiro do Ar Jahú 437/SP, em parceria com os alunos da turma 41 de aprendizagem comercial do Senac da cidade de Jaú realizou o 1º Torneio Jauense de Aviões de Papel. A competição aconteceu no dia 27 de janeiro, no Ginásio de Esportes do Sesi Jaú e foi aberta ao público. Puderam se inscrever no evento duplas, desde que um dos membros fosse maior de 18 anos. Os participantes contribuíram com a arrecadação de produtos de higiene revertidos para o Hospital Psiquiátrico Thereza Perlatti de Jaú.

O torneio teve dois tipos de prova a de Maior Distância e a de Maior Tempo no Ar, segundo as regras descritas abaixo:

PROVA 1 – MAIOR DISTÂNCIA
• Os aviõezinhos de papel precisam ser feitos com apenas uma folha de papel: tamanho A4 (297×210mm), pesando não mais que 100 g. As folhas devem ser dobradas, apenas! Não podem ser rasgadas, coladas, recortadas, grampeadas ou lastreadas!
• Os aviões de papel precisam ser confeccionados no local da competição com o papel oficial fornecido.
• O aviãozinho precisa ser jogado por uma pessoa, que o impulsiona sem suporte tendo como referência uma linha marcada no chão. Passar esta linha acarreta a invalidade da tentativa. Tocar a linha de lançamento ou qualquer ponto além dela durante o lançamento acarreta na invalidade da tentativa. O competidor pode ir além da linha de lançamento apenas depois que o aviãozinho de papel tocar o chão ou qualquer objeto.
• São permitidos dois lançamentos por participante. Podem ser usados diferentes aviõezinhos, a tentativa mais bem-sucedida é a considerada.
• A maior distância deve ser medida com uma fita padronizada ou um dispositivo de laser/vídeo. O que é decisivo na medição é a distância entre o início do voo desde a linha de lançamento até o primeiro lugar em que o aviãozinho atinge o chão ou qualquer objeto. Os resultados serão contados em metros.

PROVA 2 – MAIOR TEMPO NO AR
• Os aviõezinhos de papel precisam ser confeccionados com apenas um pedaço de papel: tamanho A4 (297×210mm), não mais que 100 g. As folhas de papel só podem ser dobradas! Não podem ser rasgadas, coladas, recortadas, grampeadas ou lastreadas! Os aviõezinhos de papel devem ser confeccionados no local da competição com o material oficial fornecido.
• O aviãozinho precisa ser lançado por uma única pessoa, que joga o artefato sem qualquer ajuda e de uma posição razoavelmente estática. O participante precisa manter ambos os pés firmes no chão durante a tentativa.
• Tomar impulso ou correr como parte do lançamento é proibido, bem como o uso de rampas ou suportes deste tipo.
• Duas tentativas são permitidas por participante. Podem ser usados diferentes aviõezinhos, a melhor tentativa é considerada.
• Decide a medição os momentos em que o aviãozinho de papel deixa a mão e a primeira vez em que toca o chão ou qualquer objeto. Os resultados são contados em décimos de segundo.
• Para monitorar o tempo no ar, 2 jurados irão disparar o cronômetro assim que notarem que o avião saiu das mãos do lançador. Será considerado o tempo médio dentre os 2 cronômetros.


Os vencedores do 1º Torneio Jauense de Aviões de Papel foram:

1º Lugar: MEDALHA DE OURO
Fábio Eraldo Richieri e seu filho Ygor Pietro Richieri.

2º Lugar: MEDALHA DE PRATA
Gustavo Gianini Guilherme e seu filho Gabriel Carrara Guilherme.

3º Lugar: MEDALHA DE BRONZE
Rodrigo Everton Bueno Rodrigues e seu filho Natan da Silva Bueno Rodrigues.

GE do Ar Jahú realiza torneio beneficente de aviões de papel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo