Grupo Escoteiro realiza atividade Embarcada com colaboração da Marinha

Em uma iniciativa inédita no dia 15 de março, o 55º Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo teve a participação da Marinha do Brasil em uma jornada excepcional. A bordo do Navio-Patrulha Maracanã (P-72), um moderno e poderoso exemplar da frota brasileira, jovens escoteiros e sêniores viveram uma experiência singular, marcada pela aventura, aprendizado e o compromisso com valores essenciais para a formação escoteira e cidadã.

Esta colaboração não só evidenciou o papel vital da Marinha, mas também destacou a importância do movimento escoteiro na preparação de jovens para liderança, trabalho em equipe e consciência ambiental. O Navio-Patrulha Maracanã proporcionou uma vivência prática aos participantes que, durante a jornada, tiveram a oportunidade de aprender sobre navegação, uso de cartas náuticas, comunicação por semáfora e a importância da preservação marítima.

O NPa Maracanã (P-72) é um navio-patrulha da Marinha do Brasil, da Classe Macaé.

A embarcação possui comprimento de 54,20m, tem boca de 8m e operada com calado de 2,45m, com velocidade máxima de 21 nós. Teve o início da sua construção em 25/11/2009 e foi lançada em 12/12/2017, comissionada em 2 de dezembro de 2022. A origem do nome Maracanã vem do tupi-guarani que significa “semelhante a um chocalho”.

Acompanhando o Chefe Escoteiro e aventureiro Adelson Carneiro Rodrigues em sua travessia desafiadora de Praia Grande até a Ilha de Queimada Grande, a missão reforçou valores de coragem, determinação e espírito de aventura. Além de simbolizar a parceria entre o Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo e a Marinha, o evento estabelece o compromisso mútuo com a educação, o desenvolvimento pessoal e a preservação do meio ambiente.


Fotos: Luiz Fernando Vella, Douglas Tripichio, Luciana Camargo e Renan Maturino

Grupo Escoteiro realiza atividade Embarcada com colaboração da Marinha
Rolar para o topo