Grupo Escoteiro visita Mesquita para promover a diversidade religiosa

Um dos pilares do Movimento Escoteiro é a diversidade, que muitas vezes é exposta por meio da pluralidade religiosa. Como um movimento abrangente, a interação entre seguidores de diferentes religiões costuma ser opção de atividade para os Grupos Escoteiros. No dia 15 de junho, o G.E. Paineiras 229/SP visitou a Mesquita de Santo Amaro, em São Paulo, como parte de um projeto de proporcionar a aproximação de outras religiões às crianças, adolescentes e jovens do grupo.

O passeio na Mesquita Misericórida, como é conhecido o centro islâmico em Santo Amaro, foi guiado pelo Sheik Mohamad Al-Bukai, responsável pelo local. 46 participantes do Grupo Escoteiro Paineiras estiveram presentes para ouvir mais sobre o Islamismo, bem como curiosidades da religião – acredita-se que mais de 20% da população mundial se autodenomina muçulmana.

A ideia começou em 2016, quando o Paineiras visitou o Templo Zu Lai, um dos maiores templos budistas da América Latina. O grupo teve oportunidade de conhecer mais sobre a prática do Budismo e rituais com incenso. Em outras versões do projeto, o Grupo Escoteiro recebeu um ministro da Igreja Católica, que explicou preceitos básicos do Catolicismo e visitou o Solo Sagrado de Guarapiranga, centro espiritual dos Messiânicos, em que os jovens puderam conhecer mais sobre o Johrei.

Para o próximo ano o grupo planeja conhecer outro ramo do Cristianismo, como explicou Gilvécio Arruda, Chefe do Grupo: “estamos em uma linha ortodoxa ultimamente. A ideia é visitar algo do ramo Cristão, como o Templo de Salomão ou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida”. Lembrando que projetos como este não só ampliam os conhecimentos dos jovens acerca do assunto, como também incentivam cumprir competências previstas no Programa Educativo.

Fonte: Escoteiros do Brasil

Grupo Escoteiro visita Mesquita para promover a diversidade religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo