Grupos Escoteiros participam do Trekking Sênior

Nos dias 17 e 18 de setembro, o 40º Distrito Escoteiro de SP realizou o Trekking Sênior, organizado neste ano pelo Grupo Escoteiro Rekôy 282/SP, em parceria com outros 12 grupos escoteiros das regiões de Sorocaba e Itapetininga. O evento reuniu mais de 100 jovens do ramo sênior e 30 adultos voluntários para um final de semana com muitos desafios.

Inicialmente idealizado pelo 40º distrito, o evento foi estendido para outros 2 distritos próximos, o 20º e 22º Distrito Escoteiro, que foram representados por 14 tropas de 13 Grupos Escoteiros diferentes. Com o intuito de promover a integração entre os grupos, 16 equipes de trabalho foram formadas, sendo de 6 a 7 jovens de diferentes grupos, essas equipes permaneceram unidas durante toda a atividade, com exceção do acampamento, que foi dividido nas Tropas originais seguindo os padrões para atividades escoteiras.

A primeira atividade foi um Trekking de Regularidade, modalidade esportiva que consiste em percorrer um trajeto pré-determinado com o uso de planilha com pontos de referência e a utilização da bússola para orientação. O percurso é dividido em trechos conforme sua dificuldade e cada trecho possui uma velocidade média condizente com essa dificuldade. Coube aos jovens efetuarem cálculos para determinar o tempo no qual eles deveriam percorrer cada um desses trechos. Ao longo do trajeto, postos de controle tomavam nota do tempo no qual cada equipe passava pelo ponto, em caso de atraso, a equipe era penalizada com a perda de um ponto por segundo e, no caso de adiantamento, a equipe era penalizada com a perda de 2 pontos por segundo adiantado. Ao final de 10 quilômetros de caminhada, venceu a equipe que perdeu menos pontos ao longo do trajeto, ou seja, a equipe que melhor andou dentro da regularidade. O ponto final desta primeira etapa ocorreu no Grupo Escoteiro Peabyru 202/SP, na cidade de Araçoiaba da Serra, onde os jovens receberam kits de alimentação e foram orientados a preparar sua própria refeição fazendo o uso de espiriteiras.

Recuperadas as energias da primeira etapa, os jovens receberam instruções e partiram para uma jornada de 5 quilômetros no perímetro urbano da cidade, onde precisaram utilizar seus conhecimentos para seguir os sinais de pista, cumprir 5 cartas-prego com tarefas que embasam suas progressões neste tópico.

A noite foi marcada por vários jogos e coroada com um grande fogo do conselho, onde o tema principal foi a importância de competir, mas a importância maior em baixar a guarda e viver em sociedade. Muitas esquetes e canções aqueceram os jovens e a chefia na noite fria de fim de inverno.

Ao amanhecer no dia seguinte, após um café da manhã reforçado, os jovens se dividiram em três grandes grupos para o momento espiritual, uma nova jornada, dessa vez, sobre a conscientização da Jornada dos Privilégios, uma dinâmica que buscou mostrar a todos a importância de sermos gratos a cada dia.

Encerramos em grande estilo, com a premiação dos 3 primeiros lugares no Trekking de Regularidade, melhor grito de equipe e melhor bastão e bandeirola.


Texto de: Fabio Ribeiro
Revisão: Marjorie Martins
Fotos de: Adriana Silva, Fabio Ribeiro, Richard Alexis

Grupos Escoteiros participam do Trekking Sênior
Rolar para o topo